
Azeite é uma delícia, não é mesmo? Ele torna vários tipos de pratos muito mais saborosos, além de ser um ótimo aliado para a saúde. A verdade é que ele já se tornou um ingrediente indispensável para se ter em casa.
No entanto, da mesma maneira que um azeite de qualidade pode tornar um prato ainda melhor, o oposto também pode acontecer caso ele não seja conservado da maneira correta.
Acompanhe a seguir alguns fatores que podem influenciar na sua conservação e entenda por que azeites devem ser conservados em embalagens escuras.
A garrafa do azeite o protege da luminosidade
O principal motivo da embalagens em lata ou escuras é protegê-lo da luminosidade, que pode levar o produto a um processo rápido de oxidação e a perda de suas qualidades benéficas. Quanto menos luz atingir o produto, melhor conservará seu sabor e aroma, pois bons azeites possuem altas concentrações de clorofila, que reagem à todo tipo de luminosidade.
Utilize isso como critério na hora em que for escolher o seu azeite: buscando pelas embalagens protegidas da luz, você terá uma garantia maior de que o produto estará melhor conservado.
Preste atenção também onde você irá guardar a garrafa do azeite, protegendo-a de temperaturas acima de 21º C, como veremos a seguir:
O recipiente funciona como isolante térmico
A cor escura da embalagem do azeite também auxilia na proteção do produto em relação às temperaturas mais altas, funcionando como isolante térmico.
O azeite de oliva extra virgem, como um sumo de fruta, deprecia-se com o tempo, e mesmo podendo ser usado em frituras, o ideal é mantê-lo conservado a uma temperatura média de 20º C.
Não deixe ele em áreas próximas a fontes de calor, como o fogão ou a parte traseira de geladeiras mais antigas. Conservá-lo em geladeira não é a melhor orientação. Embora ele possa ser preservado nessas condições, ele poderá mudar sua textura e, uma vez exposto novamente a temperatura ambiente, sua depreciação se acelerará. Um armário fresco e escuro é o suficiente para conservá-lo.
Clique no banner e confira nossos azeites de oliva extra virgem!
Outras dicas que ajudam na conservação do seu azeite:
Não espere muito tempo para consumir
Ao contrário do que pensam algumas pessoas, o azeite não segue a mesma regra dos vinhos. Ele foi feito para ser consumido fresco e quanto antes começar a utilizá-lo, melhor será para a sua experiência gastronômica. Assim, confira na embalagem a data de validade e use conforme ela indicar.
Aproveite também e esqueça a ideia de estocar azeite, mesmo se ele se for de alguma versão super exclusiva. A ação das variações de temperatura e incidência de luz podem alterar o equilíbrio de qualquer tipo de azeite.
Uma vez aberto, procure consumi-lo em até 60 dias para usufruir da totalidade de seus benefícios. Lembre-se, azeite extra virgem não estraga, mas oxida-se e perde seu valor nutricional.
Dica: 4 mitos e verdades sobre o consumo de azeite em alta temperatura
Tome cuidado ao transferir para outros recipientes
Muitas pessoas têm o costume de transferir o azeite para outros recipientes, seja para combinar melhor com a mesa ou para ser mais prático. Não há problema nenhum nisso, porém é preciso ficar atento para manter o seu produto conservado.
Quando for transferir o produto da garrafa do azeite para outra, busque outro recipiente que atenda às mesmas especificidades de conservação que a original. Como já falamos acima, que seja de cor escura e com o menor contato possível com oxigênio.
Caso o outro recipiente seja aberto ou de cor clara, transfira somente a quantidade que pretende usar. Dessa forma, você evita o desperdício de azeite e pode fazer uma recepção ainda mais requintada para seus convidados, se esse for o caso.
Se você gostou de saber mais sobre a influência da garrafa do azeite na sua conservação e tem interesse no assunto, que tal assinar a nossa newsletter? Dessa forma você receberá todos os nossos novos conteúdos direto no seu e-mail. Assine agora!