4 receitas para manter a saúde na estação mais quente do ano


4 receitas para manter a saúde na estação mais quente do ano

Manter a disposição no verão pode não ser a tarefa mais fácil que existe. Afinal, a estação mais quente do ano não é uma unanimidade, há quem ame o calor e as possibilidades ao ar livre que a estação possibilita, mas há também quem não goste e sinta uma grande falta de energia.
 
Seja qual for o grupo a que você pertence, manter hábitos saudáveis, especialmente relacionados à alimentação e hidratação, são fundamentais para manter a saúde e sentir-se bem.
 
Especialmente no calor, alguns alimentos tendem a gerar desconfortos e um deles é o feijão, que possui alta densidade energética, assim como frituras, carnes gordas e alimentos industrializados de forma geral. Esse tipo de alimento reduz a disposição, gerando um maior cansaço e sensação de fadiga.
 
Confira 4 receitas saudáveis e fáceis de fazer para você colocar no seu cardápio.
 
Suco de maçã e morango


Ingredientes: 

1 maçã grande | ¼ de limão grande | 1 ½ xícara de morangos | ½ xícara de água | mel a gosto

Modo de preparo:  
Lave e higienize bem os ingredientes;
Corte a maçã em pedaços, o limão em quatro partes e os morangos ao meio;
Em um liquidificador coloque o limão espremido e as frutas cortadas e reservadas. Adicione a água aos poucos;
Bata até que seu suco esteja homogêneo;
Adoce com o mel ou da maneira desejada e sirva com gelo.
 
Salada tropical

Ingredientes
 
3 colheres de sopa de ricota amassada | 3 tomates cereja cortados ao meio | 2 colheres de chá de salsa picada | 10 folhas de alface americana rasgadas | 6 fatias de manga cortadas em cubos | 2 finas de abacate cortadas em cubos | Suco de limão a gosto | Azeite a gosto | Sal a gosto

Modo de preparo
 
Em uma tigela grande, adicione todos os ingredientes e tempere com suco de limão, azeite e sal a gosto. Misture delicadamente para que todos os ingredientes incorporem os diferentes sabores.
 
Sopa fria de batata e alho poró
 


Essa sopa garante energia para enfrentar um longo dia de trabalho. "A batata é uma boa fonte de carboidratos, que fornecem energia para o corpo. O alho-poró, além de possuir poucas calorias - em torno de 60kcal - é fonte de antioxidantes e vitaminas que combatem o envelhecimento precoce", explica Gabriella.
 
Ingredientes:

2 batatas grandes em cubos, 1 talo de alho-poró, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta à gosto, 1 pitada de noz-moscada, 1 xícara de chá de creme de leite light, 2 xícaras de água quente, cebolinha picada para decorar.
 
Modo de preparo: Em uma panela, refogue o alho-poró com o azeite até ficar macio. Acrescente água, sal, pimenta, batatas e cozinhe até que as batatas fiquem macias. Retire do fogo, deixe esfriar e bata no liquidificador. Em uma tigela, coloque a mistura batida, noz-moscada e metade do creme de leite, misturando bem. Leve para geladeira para que fique gelado, retire e coloque o resto do creme de leite. Salpique cebolinha picada e sirva.
 
Peixe confitado no azeite com limão e tomilho
 

Ingredientes:
6 filés de namorado sem pele (cerca de 100g cada) | 500 ml de azeite | tiras da casca de 1 limão siciliano | 3 ramos de tomilho limão | 2 folhas de louro | 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos | 1 colher (chá) de semente de coentro | 2 dentes de alho | 400 g de tomates-cereja com rama (cerca de 2 ramos) | ½ colher (chá) de páprica doce | sal a gosto | pão preto alemão para servir
 
Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 100 ºC (temperatura baixa). Caso seu forno seja a gás, preaqueça na temperatura mais baixa possível. 
Lave e seque bem a casca do limão; com um descascador de legumes faça tiras longas da casca. Descasque e corte o alho em lâminas finas. Lave os tomates com cuidado para não tirar das ramas e escorra o excesso de água numa peneira.
No pilão, bata as sementes de coentro e os grãos de pimenta apenas para quebrar. Transfira para uma uma frigideira pequena e leve ao fogo baixo para aquecer por 2 minutos, mexendo de vez em quando – para liberar o aroma das especiarias.
Num refratário de 12 cm X 21 cm coloque as folhas de louro, os ramos de tomilho, as tiras da casca de limão, as especiarias e as lâminas de alho, formando uma cama para o peixe. Tempere as tranches com 1 colher (chá) de sal, disponha uma ao lado da outra no refratário e regue com o azeite para que o peixe fique completamente imerso. Atenção: para a técnica de confitar, é importante que o peixe fique imerso no azeite; por isso, quanto menor for o refratário, melhor. O espaço entre cada tranche deve ser cerca de 1 cm apenas.
Numa assadeira pequena (ou outro refratário), coloque as ramas de tomate-cereja, tempere com a páprica, sal e pimenta a gosto e 1 colher (sopa) de azeite. 
Leve o peixe e os tomates ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Caso esteja utilizando um forno a gás, coloque uma colher de pau entre a porta e o forno para garantir que o peixe seja assado em baixa temperatura. Para saber se o peixe está no ponto, verifique: ele ganha uma coloração opaca e fica macio ao toque, observe se existem bolinhas na superfície do peixe (isso é a albumina, uma proteína do peixe que indica seu cozimento). Caso  tenha um termômetro, a temperatura interna deve ser 50 ºC.
Retire apenas a assadeira do peixe do forno, desligue e feche a porta. O tomate vai terminar de assar no calor residual do forno, para ficar macio.
Espere o peixe esfriar antes de cobrir e levar à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior). Leve os tomates assados também para a geladeira. 
Para servir: retire o peixe da geladeira 30 minutos antes de servir – assim a carne fica mais macia. Com uma pinça, transfira as tranches para um refratário junto com as tiras da casca de limão, os rmaos de tomilho, as folhas de louro e os tomates assados. Regue tudo com um pouco do azeite aromatizado e sirva com pão preto alemão e molho de iogurte com tahine.
 
 
 




Por
18/01/2022


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!