Tipos de azeitona: variedades que compõem os azeites de oliva (parte 2)


Tipos de azeitona: variedades que compõem os azeites de oliva (parte 2)

Como a parte 1 deste artigo foi muito bem recebida, elaboramos a continuação daquela lista abrangendo mais alguns tipos de azeitona, contando um pouco de suas principais características e, consequentemente, as características dos azeites produzidos a partir delas.

Se você perdeu a parte 1, confira ela aqui e assim que estiver pronto, prossiga a leitura deste artigo!

Os 4 tipos de azeitona e seus azeites

1. Coratina

Nomeada em razão da cidade de Corato, na Itália, é talvez uma das azeitonas mais importantes da região. Os azeites provindos da Coratina apresentam notas muito frutadas, sendo picantes e amargos ao mesmo tempo. É uma azeitona rica em polifenóis, o que gera um azeite bastante estável.

2. Frantoio

Juntamente com a Coratina, é com certeza uma das azeitonas mais famosas na Itália. A Fratoio é originária da região da Toscana, porém, hoje já é cultivada na Argentina e no Chile, mas também muito popular na Nova Zelândia, na Califórnia e na Austrália.

Suas características principais se devem ao fato de serem tradicionalmente colhidas na metade do estágio de maturação (no período de troca de cores), o que resulta em um azeite equilibrado em amargor e picância, aromático e muito frutado.

Se colhida ao final de seu estágio de maturação, a azeitona apresenta um sabor suave, adocicado e amendoado.

3. Manzanilla 

Talvez a mais utilizada no mercado internacional, a azeitona Manzanilla é de origem espanhola e menor do que a maioria das que já citamos aqui.

Arredondada, carnuda e de polpa mole, essa oliva é a responsável pela produção dos azeites mais suaves e tradicionais até então. 

4. Cornicabra

Com seu formato parecido com um chifre de cabra (daí o seu nome), a Cornicabra provém da Castilla-La Mancha e produz azeites que variam do amargo ao doce, dependendo da região e forma de cultivo, mas apresentando sempre notas de folhas verdes.

A azeitona Cornicabra apresenta uma grande quantidade de ácidos graxos, dando muita estabilidade a seu azeite.  

Como você pôde ver, existem diversos tipos de azeitona no mercado, e elas diferem bastante umas das outras. Assim, a melhor forma de encontrar seu azeite preferido é encaixar seu paladar com as descrições fornecidas e ir experimentando. 

Confira os nossos azeites.

Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir outros em nosso blog e deixe seu comentário nos contando o que achou do conteúdo!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!