Temperos que podem substituir o sal: conheça 5 deles!


Temperos que podem substituir o sal: conheça 5 deles!

Provavelmente você já deve saber que o consumo excessivo de sódio pode gerar complicações à saúde humana, não é verdade? Isso faz com que a busca por temperos que podem substituir o sal seja mais intensa, uma vez que esse elemento tão presente na cozinha passa a ser um inimigo de um alimentação equilibrada e saudável.

Pensando nesse assunto, resolvemos apresentar neste artigo alguns elementos culinários que podem ser utilizados para substituir o tradicional sal de cozinha nas refeições diárias.

Vale mencionar que, além de serem extremamente aromáticos e saborosos, esses ingredientes possuem em sua composição substâncias benéficas ao nosso organismo. Está interessado? Então continue a leitura deste post e veja as nossas sugestões!

1. Alho e cebola

Caracterizada por ser um das bases de tempero mais tradicionais da comida caseira, a combinação de alho com cebola é superaromática e combina com a maioria das preparações, incluindo carnes, refogados, legumes e cremes.

A cebola, que é rica em potássio, auxilia no controle da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e combate problemas respiratórios. Ela deve entrar no preparo antes do alho, já que é mais ácida e leva um pouquinho mais de tempo para cozinhar.

Assim que ela estiver transparente, deve-se adicionar o alho, que elimina toxinas e bactérias do organismo, reduz a taxa de triglicérides e colesterol, estimula a respiração e ainda possui função sudorípara, hipotensora e vasodilatadora.

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2. Azeite extravirgem ou aromatizado com ervas

Seja um bom azeite extra virgem de qualidade puro ou aromatizado e diferentes tipos de ervas aromáticas, esse é um condimento coringa para qualquer tipo de preparação.

A base sempre vai ser feita com o azeite extra virgem, rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, que auxilia a proteger a pele, a regular o colesterol e a combater inflamações, além de melhorar a atividade intestinal e facilitar a digestão.

As ervas podem ser escolhidas de acordo com o gosto de cada pessoa, como manjericão, alecrim, tomilho, louro, orégano e até mesmo pimenta (dedo-de-moça, malagueta e de cheiro). Tudo deve ser bem picado e misturado ao azeite, que pode ser utilizado em finalizações de molhos, carnes, saladas, sopas, massas e legumes, por exemplo.

3. Gengibre

Intenso e picante, o gengibre é outro ingrediente que pode ser usado para temperar inúmeras receitas. Em geral, ele é adicionado ralado no início de preparações ou durante o refogado, mas também pode ser usado em rodelas para saborizar ensopados, caldos e sopas. Nesses casos ele é retirado antes do prato ser servido.

O ingrediente auxilia na saúde cardiovascular e estimula a circulação geral. Além disso ele possui ações antidepressiva, antisséptica, diurética e digestiva.

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4. Cominho

Na maioria das vezes encontrado em pó, o cominho é um tempero picante, rico em sabor e em aroma. Geralmente ele é utilizado em cozidos, carnes, vegetais, guisados e grãos, como feijão e lentilha. Entretanto, ele é bastante intenso e por isso deve-se ter atenção em relação às quantidades.

O ingrediente é fonte de proteínas, fibra, ferro e minerais. Por isso auxilia na digestão, na memória e na saúde da pele. Ele também combate infecções e reduz o estresse.

5. Limão

Por fim, o limão é mais um incrível ingrediente que pode ser usado para temperar, especialmente aves, peixes e saladas. Ele é fonte de potássio e isso faz com que ele ajude no controle da pressão arterial.

Esse tempero, rico em acidez, também possui fibras solúveis que regulam a absorção de açúcares. Ele ainda melhora a digestão e aumenta as defesas do organismo.

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Agora que você já viu alguns dos principais temperos que podem substituir o sal, não perca tempo e agregue sabor e aroma às suas preparações de um jeito bem mais saudável. Vale mencionar que você pode ir testando inicialmente cada elemento, a fim de conseguir um tempero perfeito!

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