Técnicas da alta gastronomia que você pode usar na sua cozinha.


Técnicas da alta gastronomia que você pode usar na sua cozinha.

Quem nunca assistiu aqueles vídeos de chefs famosos trabalhando em uma cozinha profissional e ficou impressionado com as técnicas, utensílios e demais atividades que envolvem esta linda profissão? Se você ficou, saiba que a gente também. E é por isso que nós fomos atrás de descobrir algumas técnicas que sejam possíveis de usar na sua cozinha, seja no dia a dia ou em refeições especiais.

Mise en place

Quem já assistiu ao Master Chef já deve ter ouvido falar sobre essa técnica francesa. Essa técnica é o mesmo que "apresentar". A técnica consiste em cortar, picar e deixar preparados todos os ingredientes da sua receita. Isso garante organização e uma melhor visualização de cada processo da sua receita. 

 

Espessar

Essa talvez você já conheça e até faça, só não conhece o nome. Quando você precisa engrossar um caldo ou um molho, existem alguns alimentos que podem ajudar. A mistura de manteiga com farinha de trigo é uma das técnicas mais conhecidas e na cozinha francesa se chama roux, um espessante muito usado no preparo do molho branco. Para espessar, você também pode usar qualquer tipo de amido ou ainda contar com a ajuda das gemas e do creme de leite, outros famosos espessantes.

Chiffonade

O corte Chiffonade é usado em vegetais verdes folhosos, como espinafre, couve e acelga, ou ainda ervas de folhas planas como o manjericão, que são cortados em tiras longas e finas. Esta técnica ajuda para que sua receita tenha uma apresentação mais organizada e apetitosa, garantindo que as folhas sejam cortadas de maneira mais uniforme.

Macerar

Macerar significa encharcar alimentos com vinho ou licores para que adquiram o seu sabor e aroma. Experimente esta técnica para levar seus pratos a outro nível.

Flambar

Para fazer uma deliciosa receita flambada, usa-se a técnica flambé. Para fazer a técnica usa-se alguma bebida com alto teor alcóolico como rum ou licor, em uma panela quente. Bebidas baixas no teor alcoólico como vinho e cerveja não chegam a gerar chamas. Para fazer a técnica de uma forma segura, você precisa de uma frigideira de cabo longo, que já esteja quente no fogo com a sua carne ou fruta sendo preparada. Quando estiver bem quente, você deve tirar do fogo, inclinar a frigideira para longe de você e derramar um pouco da bebida na borda interna da frigideira. Depois, é só voltar com ela pro fogo inclinada mantendo seu braço esticado e, quando entrar em chamas, sacudir um pouco para ajudar o álcool a evaporar.

Confit 

O confit é uma técnica de cocção que dá ao alimento um sabor delicioso e distinto. Geralmente, carne vermelha ou de frango é preparada em sua própria gordura, em fogo baixo e em tempo prolongado.

Corte Julienne

O corte Julienne é uma habilidade de faca usada para preparar alimentos, geralmente vegetais, em pequenos retângulos uniformes, que parecem palitos de fósforo, e é usada principalmente para fins de apresentação.

 

Gostou das dicas? Agora bora para a cozinha e não se esqueça que para agregar mais sabor e saúde às suas receitas, escolha o azeite de oliva extra Virgem da Verde Louro.




Por
17/12/2020


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!