Técnicas culinárias com azeite: da cozinha profissional para a sua casa.


Técnicas culinárias com azeite: da cozinha profissional para a sua casa.

O azeite de oliva garante um toque todo especial na preparação de uma grande variedade de pratos em função da sua versatilidade. Além de realçar o sabor e o aroma do alimento, seu consumo está relacionado a diversos benefícios. 

Motivos não faltam para inserir no azeite de oliva na alimentação diária. Por isso, separamos algumas técnicas que vão fazer você se sentir um verdadeiro chef ao usar Verde Louro. 

 

Confira:

 

Confitar: Esta técnica é utilizada principalmente na cocção de carnes e legumes e consiste em cozinhar o alimento imerso no azeite por longas horas e em baixa temperatura (algo entre 100ºC e 130ºC). O confit deixa o alimento mais macio e realça ainda mais seu sabor.

Emulsionar: Você pode até não conhecer essa técnica pelo nome, mas provavelmente já utilizou para preparar alguma receita. A emulsão nada mais é do que misturar substâncias com propriedades semelhantes. Dois famosos exemplos são a maionese caseira e a emulsão de mostarda, mel e azeite de oliva usada em saladas. Viu como você conhece?

Saltear: Nesta técnica, você vai cozinhar os ingredientes com um pouco de azeite em uma frigideira com o fogo alto e de forma rápida, criando uma casquinha levemente crocante por fora. É importante cuidar para não colocar muitos ingredientes para que falte calor. Se for preciso, faça este processo mais vezes. Durante a cocção, faça movimentos de vai e vem.

Refogar: Este método de cozimento é o princípio de muitas receitas e consiste em cortar os alimentos em pedaços pequenos e cozinhar no fogo com um pouco de azeite extra virgem em temperatura baixa, mexendo sempre. 

Conservar: A conserva dispensa a cocção e diz respeito a colocar alimentos imersos no azeite extra virgem, aumentando seu tempo de armazenagem.

 

Nestas técnicas, é importante ater-se à qualidade dos ingredientes, priorizando seu frescor e procedência. Não esqueça de utilizar azeite extra virgem Verde Louro para deixar a comida ainda mais saborosa!

Agora você já está pronto para transformar ingredientes em pratos de dar água na boca!




Por
30/05/2021


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!