omida de encher os olhos, cheirosa e saborosa, que reúne alimentos frescos, como azeite de oliva extra virgem, legumes, cereais, frutas, verduras ervas, frutos do mar, e o melhor: é muito saudável.
Sim, estamos falando da dieta mediterrânea, e não é por acaso que é considerada uma das mais saudáveis do mundo.  A gastronomia mediterrânea é sustentada por três pilares fundamentais: o azeite extra virgem, vegetais e frutas.
Essa alimentação é típica dos povos mediterrâneos há mais de 5 mil anos, e originou a gastronomia de países banhados por esse mar, do sul da Europa ao norte da África.  Costuma-se dizer que a região mediterrânea é delimitada por “até onde nascem as oliveiras”.
A seguir, conheça 6 alimentos típicos desta famosa dieta que não podem faltar no seu cardápio!

Continuar lendo

Já faz muitos anos que a combinação de azeite com manjericão faz sucesso entre os amantes da boa gastronomia. De origem italiana, o molho pesto é um prato fácil, prático e muito saboroso.
Umas das grandes vantagens do molho é a sua versatilidade. Isso porque ele pode ser servido em massas, carnes, peixes, torradas, saladas, canapés ou dar um toque especial aos sanduiches.

Continuar lendo

Ao ouvir a palavra harmonização, a primeira coisa que costuma vir à sua cabeça é a combinação de bebidas e comidas, não é mesmo? Na verdade, a harmonização vai muito além disso.
No post de hoje, falaremos sobre um assunto tão delicioso quanto a combinação citada acima: a harmonização de azeites de oliva extra virgem. Para isso, trouxemos algumas receitas do chef Marcelo Scofano, renomado chefe da área! Confira!

Continuar lendo

Você já pensou em aliar o uso de um velho conhecido da cozinha aos cuidados com a saúde? Pois agora você pode!
Famoso na medicina popular, o azeite tem sido o queridinho entre os pesquisadores, que já comprovaram a eficácia do produto no combate da gastrite, osteoporose e alívio de dores crônicas. 
Além desses benefícios, separamos mais 5 para que você entenda um pouco mais sobre a relação entre azeite e medicina. Confira!

Continuar lendo

Quando o assunto é temperar um churrasco, a primeira imagem que vem à cabeça é um pedaço de picanha bem vermelhinho, envolto em uma camada significativa de sal grosso, não é verdade?

É natural que seja assim: o sal grosso é o tempero mais tradicional dos churrascos, e essa preferência pode ser explicada pela sua capacidade de realçar o sabor da carne e selá-la para manter seu sulco.

Mas se você quer se tornar um expert na arte do churrasco, precisa conhecer também as dicas que preparamos neste post!

Continuar lendo

Quando pensamos em Portugal, uma das primeiras imagens que aparecem em nossa mente é a do bacalhau. Afinal, esse produto e suas receitas fazem sucesso aqui no Brasil há muito tempo!

Entre essas receitas, uma das preferidas dos brasileiros é a bacalhoada portuguesa, tradicional na Semana Santa, no fim de ano e em dias festivos em geral. O bacalhau sem dúvidas faz muito sucesso no país.

No post de hoje, saiba um pouco mais sobre a história desse peixe e aprenda a fazer uma receita deliciosa!

Continuar lendo

Há registros históricos do uso do azeite de oliva extra virgem desde civilizações antigas, como os cretenses, gregos, romanos e árabes. Todos esses povos usavam o azeite, não só na alimentação, mas também na medicina, na fabricação de perfumes e na iluminação. 

Hoje em dia, sempre que falamos do uso de azeite de oliva extravirgem em preparações culinárias, imagina-se que ele seja indicado somente para saladas, para pratos frios ou para dar um toque final àquele assado.

Continuar lendo

As diversas opções de azeite de oliva existentes no mercado podem deixar o consumidor confuso na hora da escolha. O que poucos sabem, porém, é que o azeite de oliva extra virgem é a melhor opção do produto: além de possuir ótimo aroma e sabor, ele também fornece grandes benefícios à saúde.

Como a matéria prima — a oliva, mais conhecida como azeitona — é a mesma para diversos tipos de azeite, a grande diferença entre essas opções está no processo de obtenção do azeite extra virgem de qualidade. Afinal, são vários os procedimentos pelos quais o azeite de oliva passa até se tornar um azeite extra virgem, e isso está diretamente ligado à sua qualidade.

Continuar lendo

Acredite se quiser, consagrada em 2010 como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a culinária do Mediterrâneo não tem nada de sofisticação. Muito pelo contrário, sua simplicidade é o motivo maior e qualquer pessoa pode incorporá-la ao seu dia a dia!

Sua diversidade única é resultante da integração de diversas "mini culturas", com algumas variações pontuais de país para país. Além disso, seu cardápio está em constante mutação, com plena abertura à incorporação de novos itens.

Conheça agora a lógica e as delícias desta gastronomia e deste estilo de vida!

Continuar lendo

Se você está acostumado a usar azeite apenas na finalização de saladas ou em pratos tradicionais como a bacalhoada, vai ficar surpreso com a forma como esse ingrediente pode transformar suas experiências gastronômicas.

Herança da cultura mediterrânea, na qual é carinhosamente apelidado de “ouro líquido”, o azeite muda de acordo com as espécies de azeitona, lugar de produção, fase de colheita e condições ambientais, já que todos esses fatores influenciam em seu perfume e sabor.

Quer saber como fazer uma harmonização de azeites impecável para seus convidados? Confira nossas dicas!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!