Informações nutricionais: saiba porque o azeite é tão saudável


Informações nutricionais: saiba porque o azeite é tão saudável

Clássico originário da culinária contemporânea, o azeite de oliva vem sendo confirmado por meio de estudos científicos cada dia mais como um aliado do bem-estar. Rico em ácidos graxos insaturados, ele influencia na quantidade e no tamanho das partículas de colesterol, favorecendo a saúde cardiovascular. O azeite de oliva carrega ainda compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes no organismo, retardando o envelhecimento das células e órgãos.
Seu consumo também pode evitar o desenvolvimento de demências em seus mais variados níveis, bem como doenças neurodegenerativas. Este benefício está ligado à melhora do funcionamento cerebral, promovendo uma conexão mais eficiente nas regiões onde passam os impulsos nervosos, associado a um aumento do nível da proteína coplexin-1 presente na iguaria.

O azeite de oliva possui ainda um composto anti-inflamatório que atua no alívio de dores diversas, como de cabeça, garganta e musculares. Sua eficiência nesta ação é semelhante ao ibuprofeno no processo de inibição de inflamações. 
Os benefícios do ingrediente não param por aqui. Seu consumo favorece também a saúde dos ossos devido a presença da oleuropeína, aumentando a quantidade de células que formam o tecido ósseo.


Cuidado com os excessos!

Ainda que o consumo do azeite de oliva seja altamente benéfico, é importante estar atento à quantidade consumida, que é de até 4 colheres de sopa diariamente. É importante ressaltar aqui, que todo excesso faz mal. Ainda deve-se atentar ao que se consome ao longo do dia. Afinal, não basta apenas consumi-lo buscando a melhora da saúde e não equilibrar a alimentação com ingredientes que estimulam a saúde. Vale lembrar, também, que esses benefícios são promovidos a partir do consumo diário e a longo prazo.


Atenção à qualidade do azeite consumido

Para desfrutar dos benefícios acima citados, é preciso estar atento à qualidade do azeite consumido. Produtos de má qualidade, ou até mesmo falsificados, que sofrem a mistura de óleos vegetais, aromatizantes artificiais, entre tantas outras substâncias nocivas à saúde. 
Para não errar, aposte no azeite de oliva extra virgem Verde Louro. Nosso lagar segue rigorosos critérios, com modernos equipamentos e técnicas especiais de colheita, lavagem, extração e engarrafamento.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!