Harmonizando azeite Verde Louro com carnes


Harmonizando azeite Verde Louro com carnes

Foi-se o tempo em que se falava apenas da harmonização dos alimentos com o vinho. Com a popularização do azeite de oliva extra virgem e dos estudos científicos que ampliaram o seu uso, comprovando que ele pode ser aquecido, por exemplo, trouxe uma nova gama de experimentos e combinações com alimentos. 

Ao contrário do vinho, o azeite deve combinar por similaridade dos sabores, enquanto o vinho combina por contraste. A explicação disso é simples: o azeite é consumido junto ao alimento e por isso os sabores devem ser equivalentes para não se tornarem desagradáveis. Já o vinho é o complemento do prato.

Na harmonização do azeite de oliva extra virgem é preciso lembrar que o azeite deve combinar com a essência do prato, já que ele será parte ativa de sua composição.

 

Observe os sabores

Os principais atributos sensoriais do azeite de oliva são o frutado, o amargo e o picante.  O primeiro atributo é percebido principalmente no olfato e suas características podem ser de aromas verdes ou maduros em maior ou menor intensidade.  Amargos e picantes são percebidos no paladar, devem ser equilibrados e em sua ausência, dizemos que o azeite é “doce”.

O azeite que possui a picância e o amargor com características evidentes combina perfeitamente com carnes vermelhas e pratos mais condimentados.  Na maior parte do tempo os azeites são harmonizados por semelhança, ou seja, azeites suaves com pratos leves e azeites mais intensos com pratos mais condimentados ou de sabor mais forte.

 

Combinando o azeite com carne

Seja no preparo dos alimentos ou em sua finalização, a Safra 2020 da Verde Louro, traz as variedades Arbequina, Arbosana e Koroneiki que por sua vez combinam com diferentes tipos de carnes.

Arbequina

O Arbequina é um azeite com aromas de frutado verde leve, notas herbáceas e frutas como banana e maçã verdes. Sua entrada em boca é delicada, seguida de um ligeiro amargor com evolução de notas picantes muito discretas e harmônicas. Possui sabor amendoado agradável, elegante, suave e tem boa persistência. Esta variedade combina perfeitamente com a carne de peixe, trazendo um sabor amendoado agradável a carne. Pode ser usado para regar peixes assados ou grelhados, ou ainda para dar mais untuosidade ao prato finalizado. Uma verdadeira delícia.

 

Arbosana

O Arbosana é um azeite com aromas de frutado verde leve, notas de ervas recém cortadas, folhas e frutas verdes que se alternam com toques de flores do campo. Tem sabor marcante e harmonioso de frutos secos e pimenta verde. Equilibrado e persistente, é um azeite com muita personalidade e harmoniza com carnes brancas como o frango ou porco. Por se tratarem de carnes mais magras, ficam deliciosamente suculentas com azeite de oliva extra virgem da Verde Louro que agrega mais sabor e aroma, independentemente dos preparo escolhido.

 

Koroneiki

Já o Koroneiki, um azeite de espetacular personalidade, na qual se percebem notas doces de especiarias, mel, aniz, frutas maduras e verdes. Sua entrada em boca é marcante, com sabor de amêndoas verdes, ervas, folhas e especiarias. É um azeite equilibrado e intenso, com notas ligeiramente amargas e picantes. Combina com carnes grelhadas e pratos mais condimentados, que se assemelham a sua personalidade marcante.

 

Agora que você já conhece as melhores combinações, garanta os azeites da nova safra da Verde Louro em nosso site e nas melhores lojas do ramo.




Por
29/06/2020


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!