Harmonização

É normal usarmos azeite de oliva extra virgem em uma salada de folhas frescas, um peixe assado ou uma fatia de pão italiano. Mas hoje, nós vamos falar de alimentos que não estamos acostumados a harmonizar com o azeite de oliva e que juntos fazem uma combinação deliciosa.

Não existe uma regra específica para harmonizar azeite de oliva e alimentos. Porém, deve se levar em conta aquele que se encaixa melhor com determinado prato, e principalmente, o paladar de cada pessoa. Você pode mudar completamente o sabor de alimentos que consome no dia a dia, trazendo mais saúde e qualidade para as receitas. Mais do que uma refeição, utilizar o azeite de oliva extra virgem em seus pratos se torna uma experiência gastronômica.

Continuar lendo

À primeira vista, parece que a mistura desses dois alimentos não tem como ficar boa, não é mesmo?

O chocolate é docinho, açucarado, muito utilizado em sobremesas. Já o azeite tem um sabor todo especial, fresco e leve, que combina muito bem com saladas (que nada têm a ver com chocolate).

No entanto, essa combinação pode, sim, acontecer. Você tem ideia de como fazer para harmonizar azeite e chocolate? Continue a leitura para descobrir!

Continuar lendo

Ao ouvir a palavra harmonização, a primeira coisa que costuma vir à sua cabeça é a combinação de bebidas e comidas, não é mesmo? Na verdade, a harmonização vai muito além disso.
No post de hoje, falaremos sobre um assunto tão delicioso quanto a combinação citada acima: a harmonização de azeites de oliva extra virgem. Para isso, trouxemos algumas receitas do chef Marcelo Scofano, renomado chefe da área! Confira!

Continuar lendo

Se você está acostumado a usar azeite apenas na finalização de saladas ou em pratos tradicionais como a bacalhoada, vai ficar surpreso com a forma como esse ingrediente pode transformar suas experiências gastronômicas.

Herança da cultura mediterrânea, na qual é carinhosamente apelidado de “ouro líquido”, o azeite muda de acordo com as espécies de azeitona, lugar de produção, fase de colheita e condições ambientais, já que todos esses fatores influenciam em seu perfume e sabor.

Quer saber como fazer uma harmonização de azeites impecável para seus convidados? Confira nossas dicas!

Continuar lendo

A harmonização na gastronomia é importante, pois permite que dois ou mais ingredientes possam se integrar de maneira a agregar maior prazer na degustação. Assim como vinhos, os azeites possuem aromas diferenciados e demandam, portanto, combinações especiais conforme o prato em questão.

Conheça a seguir um pouco mais sobre a harmonização de pratos com azeites e faça da sua cozinha um ambiente ainda mais saboroso!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!