Harmonização: como combinar azeite e chocolate?


Harmonização: como combinar azeite e chocolate?

À primeira vista, parece que a mistura desses dois alimentos não tem como ficar boa, não é mesmo?

O chocolate é docinho, açucarado, muito utilizado em sobremesas. Já o azeite tem um sabor todo especial, fresco e leve, que combina muito bem com saladas (que nada têm a ver com chocolate).

No entanto, essa combinação pode, sim, acontecer. Você tem ideia de como fazer para harmonizar azeite e chocolate? Continue a leitura para descobrir!

Harmonizações com azeite

O azeite é um alimento muito presente na mesa dos brasileiros. Estima-se que isso aconteça principalmente pelo seu excelente sabor, mas também pelos diversos benefícios que encontramos nele: é um aliado no controle de diabetes, rico em antioxidantes, favorece o emagrecimento, auxilia na manutenção do sistema cardiovascular, entre várias outras vantagens.

E saiba que não é só na salada que ele vai bem: o azeite pode ser harmonizado com os mais diferentes pratos, criando diferentes experiências sensoriais. Existem duas formas de fazer isso: por semelhança e por contraste. 

A primeira delas busca equalizar os dois ingredientes da mistura. Por exemplo, pratos leves com azeite de sabor leve; uma salada de rúcula com agrião harmonizada com um azeite de maior amargor; um prato com carne vermelha bem condimentada harmonizado com um azeite com amargor e picância acentuada.

Nesse caso, o essencial é a concordância entre o sabor do alimento com a intensidade do azeite, buscando realçar o sabor do prato.

Quando harmonizamos por contraste, o que se busca são sabores antagônicos, com o objetivo de criar uma releitura para o prato em questão, que é exatamente o caso de combinar azeite e chocolate.

Dica: Harmonização de azeites: aprenda a fazer combinações incríveis

Azeite e chocolate

Neste caso, o contraste está entre o docinho do chocolate com o amargor do azeite. Esta mistura distancia um sabor do outro, criando um terceiro sabor totalmente diferente e inesperado. Além da experiência sensorial que é criada, esta mistura ainda pode trazer benefícios ao consumidor, se comparada ao consumo do doce sem o azeite.

Apesar de o chocolate ser rico em glicose e o azeite ser uma gordura monoinsaturada, quando eles se misturam, o azeite faz com que a absorção da glicose pelo organismo seja feita de forma mais lenta, impedindo picos de insulina no sangue.

Que tal agora aprender uma receita para acabar de vez com esse mito?

Mousse de chocolate com azeite

Ingredientes:

  • 100 g de chocolate amargo 70% em pedaços;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 3 gemas;
  • 4 claras;
  • flor de sal.

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Espere esfriar um pouco, adicione o azeite e misture bem.

Com o auxílio de uma batedeira, prepare um creme com as gemas, o açúcar e flor de sal a gosto. Quando o creme estiver homogêneo e esbranquiçado, adicione o chocolate derretido com o azeite. Bata as claras em neve e incorpore à mistura.

Acomode o creme como desejar (em porções individuais ou em um mesmo refratário) e deixe na geladeira por 2 a 3 horas, retirando somente no momento de servir.

Clique no banner e confira os azeites da Verde Louro em nosso e-commerce para sua receita ficar incrivel! 

Compre azeite Verde Louro online

E aí, o que achou dessa ideia inusitada de combinar azeite e chocolate? Restou com alguma dúvida sobre o assunto? Resolveu testar nossa receita? Conte pra gente aqui nos comentários! 




Por
29/06/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!