Entenda qual a importância das embalagens do Azeite de Oliva


Entenda qual a importância das embalagens do Azeite de Oliva

Um azeite de oliva de alta qualidade pode fazer toda a diferença no sabor de uma refeição, ou até ser a atração principal em uma sessão de degustação original e saborosa. Porém, ao adquirir esse produto, é fundamental considerar as embalagens do azeite de oliva e saber como conservá-lo adequadamente, para que conserve pelo maior tempo possível suas propriedades sensoriais e nutricionais.

Ter em casa algumas variedades de azeites finos é um excelente investimento para a sua saúde e para o seu paladar. Veja neste post quais as melhores embalagens para o azeite e aprenda dicas importantes de conservação.

Fique atento ao material das embalagens do azeite de oliva

Além de servirem para tornar o produto mais atraente para o consumidor, as embalagens têm uma função muito importante: proteger o azeite da luz, do oxigênio, da umidade e de outros fatores externos que causam a degradação do líquido. E elas ainda deixam a sua mesa mais bonita e sofisticada na hora de servir.

Embalagens PET

Muito utilizadas devido à resistência e ao custo vantajoso, as embalagens plásticas são bem aceitas pela maioria dos consumidores.

Sua transparência permite uma boa visualização do produto e o torna atraente para o comprador. Porém, elas não protegem contra a luz e não são impermeáveis a gases. Por isso, quando se tratar de azeite de oliva, evite os embalados nesse tipo de material.

Embalagens de lata

Esse tipo de recipiente tem muitas vantagens para armazenar o azeite. Além de oferecer proteção contra a luz e o oxigênio, ainda é muito resistente, ajudando a conservar as propriedades do alimento por um longo tempo.

Porém, as latas não permitem a visualização do seu conteúdo, como as outras embalagens do azeite de oliva.

Embalagens de vidro

É uma excelente opção para armazenagem do azeite. Diferentemente da lata, o vidro é menos poroso e demora anos para interagir quimicamente com o produto.

Além das vantagens estéticas — o vidro é muito valorizado pelo consumidor por permitir a visualização do azeite —, esse tipo de material oferece uma barreira contra a formação de odores e gases, desde que a tampa tenha boa vedação.

Lembre-se de que, para que a proteção seja completa, é fundamental que o vidro seja escuro, o que impede a oxidação causada pela luz e preserva os compostos antioxidantes presentes no azeite, que são benéficos para a saúde. É o mesmo princípio das garrafas de vinho e cerveja, também produzidas em vidro de cor escura.

Seja crítico na hora de comprar

Ao adquirir um azeite, verifique sempre se a embalagem está íntegra e sem vazamentos, se o lacre não está danificado e, no caso das latas, se não estão amassadas ou enferrujadas.

Outros aspectos da embalagem também podem ser importantes: o bico dosador, por exemplo, oferece mais praticidade e economia na hora de servir, evitando derramar mais óleo do que você gostaria. Além disso, ele evita aquele fio de azeite escorrendo na lateral da embalagem.

Aprenda a guardar os azeites

Quando se trata de azeite de oliva, quanto mais novo for o produto, melhor. Um azeite extraído há pouco tempo, bem embalado e conservado é fácil de reconhecer: seu sabor e aroma são marcantes. Quem já experimentou um azeite realmente bom sabe a diferença!

Por isso, não adianta você comprar os melhores azeites do mercado se não souber como armazená-los para garantir a sua qualidade. Comece lendo o rótulo para verificar as orientações específicas do fabricante. É essencial conservar os azeites ao abrigo da luz e em locais frescos e ventilados, distantes de fontes de calor (como fogões e fornos). Se você tiver uma adega em casa, os azeites podem ser guardados nesse local.

Agora você já sabe: o azeite de oliva é um produto delicado, que exige cuidados para que você extraia dele o máximo sabor. Se você achou interessante este post sobre as embalagens do azeite de oliva, verifique nossos produtos e curta a nossa página no Facebook e torne-se um expert em azeites!

 




Por
15/12/2016


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!