Dieta em foco: como usar o azeite para uma alimentação mais saudável?


Dieta em foco: como usar o azeite para uma alimentação mais saudável?

Quando o assunto é alimentação saudável, um ingrediente que não fica de fora das listas é o azeite de oliva extra virgem. Ele está inclusive entre os principais itens da culinária do mediterrâneo, conhecida por ser uma dieta muito saudável, benéfica ao coração e que contribui para a perda e o controle do peso.

Tudo isso quer dizer que azeite e alimentação equilibrada andam juntos. Então, se você ainda associa o azeite de oliva apenas à função de temperar saladas, fique sabendo que existe um universo de possibilidades para preparar diversas refeições mais completas e nutritivas utilizando esse ingrediente. Ficou curioso para saber mais? Confira nosso post! 

Azeite de oliva: benefícios para o dia a dia

Antes de começar, é importante saber por que o azeite de oliva extra virgem deve ser um companheiro do seu dia a dia. Para entender essa relação entre azeite e alimentação adequada, vamos ver alguns benefícios:

Emagrecimento

Para quem quer perder peso, é importante substituir a manteiga e a margarina por azeite de oliva, pois isso ajuda a eliminar a gordura trans do cardápio. O azeite está associado a diminuição da obesidade, pois possui concetrações de (OEA) oleoylethanolamide, um composto que se libera quando os lipídeos da dieta (em particular o ácido oléico) chegam ao intestino delgado, se identificou como um supressor do apetite, enviando uma mensagem ao cérebro que o estômago está cheio, provocando sensação de saciedade.

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Melhora da pele

Cheio de vitaminas, o azeite de oliva extra virgem é um produto com alta ação antioxidante e que também funciona como anti-inflamatório. Desse forma, o consumo regular desse produto contribui para regenerar e proteger a pele, garantindo um envelhecimento saudável

Saúde do coração

A gordura monoinsaturada presente no azeite de oliva ajuda a manter o coração saudável, diminuindo o desenvolvimento de doenças cardíacas, pois combate fatores de risco e também regula os níveis de colesterol, diminuindo o ruim e aumentando o bom.

Azeite e alimentação: boas trocas para a dieta

Agora que você já viu alguns dos grandes benefícios fornecidos pelo consumo regular do azeite de oliva, que tal aprender como usá-lo com mais sabedoria na cozinha? Veja boas ideias:

Azeite de oliva para substituir gorduras

Quem preza por um cardápio fitness sabe que a manteiga e a margarina precisam passar longe dos pratos. O azeite de oliva entra como uma excelente alternativa. O segredo é fazer as conversões corretas das medidas na hora de preparar as receitas: 

  • 1 colher (sopa) de manteiga = 3/4 colher (sopa) de azeite de oliva;
  • 1/3 xícara (chá) de manteiga = 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva;
  • 1 xícara (chá) de manteiga = 3/4 xícara (chá) de azeite de oliva.

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Azeite de oliva para preparar carnes 

O frango grelhado está entre as referências de opções leves, nutritivas e com baixas calorias, mas, de nada adianta prepará-lo utilizando óleos vegetais, como os de soja, milho e girassol, pois todos são prejudiciais ao organismo em longo prazo. 

Borrifar azeite de oliva para revestir as panelas é a melhor opção no momento de assar, grelhar ou saltear o frango ou qualquer outro tipo de carne. Além do mais, o azeite contribui para adicionar mais sabor aos preparos. 

Azeite de oliva para deixar sobremesas mais leves

Quem está seguindo uma alimentação saudável não precisa eliminar do cardápio as sobremesas. A questão é fazer escolhas inteligentes dos ingredientes que compõem a receita. A manteiga e a margarina, sobre as quais já falamos por aqui, são dois itens bastante utilizados em doces que podem ser facilmente substituídos pelo azeite de oliva

Para deixar uma receita de cookies de chocolate mais saudável, por exemplo, o azeite pode substituir a manteiga e, para completar, o açúcar mascavo pode entrar no lugar do refinado e a farinha integral pode ganhar o espaço da de trigo branca. 

Você conhecia todos esses benefícios que o azeite de oliva pode trazer à saúde? Já experimentou alguma dessas receitas? Compartilhe suas opiniões e ideias sobre azeite e alimentação aqui nos comentários e ajude outras pessoas a alcançar uma dieta mais saudável! 



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