Dicas para uma vida mais saudável


Dicas para uma vida mais saudável

O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, tem como objetivo a conscientização acerca dos cuidados com a saúde para uma melhor qualidade de vida. A data é marcada pelo aniversário da OMS, a organização Mundial da Saúde, fundada em 1948, órgão ligado a ONU, responsável pela orientação, acompanhamento e regulação de regras da saúde nas Nações Unidas.

Todos os anos, a organização escolhe um tema e define objetivos a serem desenvolvidos como prioridade durante os 365 dias do ano. Separamos algumas dicas ligadas a prevenção e cuidados com a saúde para você colocar em prática desde já!

 

Desfrute da natureza

Recarregar as energias junto a natureza pode ser o melhor remédio para a sua saúde. Procure buscar lugares calmos, com barulhos característicos da natureza como pássaros e água, que vão ajudar a te tranqüilizar. Aproveite o tempo para refletir sobre as decisões e os caminhos que você tem tomado na vida. 

Qualidade do sono

Dormir bem é essencial para quem está em busca da tão sonhada qualidade de vida. Longas jornadas de trabalho, festas em excesso e uma rotina acelerada, prejudicam a qualidade de vida e podem trazer sérias consequências no futuro. A qualidade do sono, diretamente ligada a qualidade de vida do ser humano, é capaz de fortalecer o sistema imunológico, liberar hormônios, consolidar a memória e outros demais benefícios. Por este motivo, especialistas indicam 8 horas de sono diárias para manutenção da sua saúde. 

Pratique exercícios regularmente

A atividade física está diretamente ligada ao combate do estresse, além dos efeitos estéticos e melhora de diversos quadros clínicos. A prática de atividades regulares como musculação, caminhadas, danças e demais atividades que se enquadram nesta modalidade, induz a produção de endorfinas, alivia as tensões do dia a dia, diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono. A prática de atividades físicas também contribui para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, controle da diabetes, melhora na capacidade pulmonar, na flexibilidade das articulações e no fortalecimento muscular e ósseo.

Consuma alimentos naturais

Uma alimentação saudável, proporciona diversos benefícios à saúde. Ela contribui para a melhora do sistema imunológico, na qualidade do sono, no humor e contribui para o equilíbrio do peso e da saúde em geral. Consumir alimentos naturais, evitar os processados e industrializados e acima de tudo ter equilíbrio no consumo de carboidratos, são itens essenciais para uma boa alimentação. O consumo do azeite de oliva extra virgem, um dos principais alimentos da dieta mediterrânea que é considerada uma das mais saudáveis do mundo, também traz inúmeros benefícios para a saúde. O produto é composto basicamente por gorduras, sendo 73% delas monoinsaturadas, principalmente ácido oleico, também conhecido como ômega 9. Ele é responsável por ajudar a reduzir as concentrações sanguíneas de LDL, o “mau” colesterol, e aumentar o HDL, o “bom” colesterol.

Rico em polifenois, responsáveis pelo seu sabor característico, responsáveis por prevenir doenças cardiovasculares e proteger contra alguns tipos de câncer. O produto possui ainda uma quantidade grande de vitaminas A, D, K e E.

Pratique atividades de lazer

As atividades de lazer contribuem positivamente no combate ao estresse físico, mental e psicológico. Como forma de divertimento ou descanso, o lazer é uma parte importante da vida de qualquer pessoa por uma questão de equilíbrio. Afinal, é graças aos momentos prazerosos que podemos aproveitar algumas vantagens que não serão obtidas se você se mantiver preso ao trabalho o tempo todo. A mudança de rotina e a busca pela qualidade de vida, são os principais aspectos para que você coloque o lazer entre as suas obrigações.

 



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