Dicas para manter o seu azeite sempre fresco!


Dicas para manter o seu azeite sempre fresco!

Os benefícios do azeite de oliva extra virgem para a saúde você já conhece. Rico em gorduras monoinsaturadas, antioxidantes e vitaminas, ele é um excelente aliado para a sua saúde e também para o seu paladar. Ao escolher o seu azeite você cuida características como procedência, acidez, cor da garrafa, data de fabricação e outros, mas e depois de aberto, você sabe quais cuidados deve ter para manter o seu azeite fresco por mais tempo sem perder suas propriedades?

Confira as nossas dicas e coloque as sugestões em prática hoje mesmo!

 

Local fresco e ao abrigo da luz

O azeite deve ser conservado em locais frescos e sem luz direta, pois a exposição a luz e ao calor acelera o processo de oxidação do azeite de oliva, prejudicando as suas propriedades benéficas e também o seu sabor. Mantenha-o longe do fogão devido às variações de temperatura e escolha um armário fechado onde será capaz de realizar o controle necessário das intempéries do clima e da luz solar. Não guarde o azeite na geladeira, os azeites de oliva extra virgens são puros, sem adição de conservantes e podem cristalizar em temperaturas abaixo de 10 graus.

 

Mantenha a garrafa bem fechada

O contato com o ar é prejudicial ao azeite já que ele acelera o processo de oxidação do produto. A oxidação é responsável pelo sabor rançoso e a não ser que o azeite seja consumido na sequência, a garrafa deve sempre permanecer fechada. Na mesma lógica, a garrafa deve também ser guardada sempre em pé de maneira a evitar o menor contato possível com o azeite dentro da garrafa.

 

Escolha os azeites de garrafa escura

Você já se deu conta de que a maioria dos azeites vem em garrafas escuras? Essa tendência está diretamente ligada a conservação do produto, já que esse tipo de recipiente ajuda a proteger o azeite da luz direta. Recipientes de aço inoxidável também são recomendados, mas são menos comuns devido o seu alto custo.

Tempo de consumo

 

Depois de aberto, o azeite de oliva extra virgem deve ser consumido no período máximo de 60 dias, para que você aproveite as características sensoriais e os nutrientes sem nenhuma perda. Cuidando com o local e maneira de armazenamento, é garantida a qualidade do produto por este período. 

O mais importante é que o consumo do azeite seja diário, em suas saladas, no cozimento dos alimentos e na finalização dos seus pratos. Assim, você aproveita os benefícios diariamente, garantindo mais sabor e saúde para a sua vida.

 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!