Dicas para harmonizar o azeite de oliva extra virgem com vinho


Dicas para harmonizar o azeite de oliva extra virgem com vinho

Falamos muito por aqui sobre a importância de harmonizar o azeite de oliva extra virgem com os alimentos. Mas, é possível ir além e igualmente combinar o azeite com o vinho escolhido para a refeição? As possibilidades corretas vão surpreender você e seus convidados! Confira.

Azeites e vinhos são parecidos em seu processo de fabricação. Tanto um como o outro têm sabores diferentes que mudam de acordo com a variedade do fruto usado na produção. Os azeites de oliva extra virgem da Verde Louro são produzidos a partir de quatro tipos de azeitonas: Arbequina, Arbosana, Blend Edição Limitada e Koroneiki, cada uma com características próprias. Assim, extraímos um azeite extra virgem com qualidade e aromas únicos.

Os azeites podem variar bastante os seus sabores de acordo com a safra, mas ao contrário dos vinhos, eles não passam por processo de envelhecimento já que isso causaria a perda das propriedades e antioxidantes assim como o sabor característico do azeite. O indicado é que o azeite seja consumido fresco.

A regra de ouro para harmonizar azeites e vinhos com os alimentos segue a premissa que nenhum dos sabores sozinho pode se sobressair aos sabores combinados. Mas, e como saber o que combina e o que não combina? Ao contrário do vinho, o azeite deve combinar por similaridade dos sabores, enquanto o vinho combina por contraste. A explicação disso é simples: o azeite é consumido junto ao alimento e por isso os sabores devem ser equivalentes para não se tornarem desagradáveis. Já o vinho é o complemento do prato.

As variedades dos azeites de oliva extra virgem da Verde Louro harmonizam com diferentes alimentos e algumas regrinhas podem ser usadas para a escolha do vinho. 




Por
25/02/2019


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!