Desmembrando o rótulo: tudo que você precisa saber para comprar um azeite de oliva de qualidade


Desmembrando o rótulo: tudo que você precisa saber para comprar um azeite de oliva de qualidade

Você sabe como escolher um azeite de oliva de qualidade? Um produto excelente faz toda a diferença na hora da refeição e pode ser a atração principal de uma degustação ou harmonização. Os azeites de oliva apresentam experiências sensoriais únicas e podem ter notas de sabor de frutas, amêndoas, madeiras, cítricos, etc. A escolha certa é uma questão de gosto e também de harmonização, de acordo com a comida que for preparada. Mas existem detalhes importantes para serem cuidados ao escolher o melhor produto.

Em 2017, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontou que um terço (33%) das amostras de azeite coletadas no Brasil estavam irregulares. Ao todo, das 140 marcas de azeite de oliva coletadas, 45 apresentaram problemas. Por esse motivo é essencial saber escolher um azeite de qualidade. A Verde Louro tem orgulho de ser uma marca 100% brasileira com reconhecimento e premiada internacionalmente. Confira

5 fatores que precisam ser analisados ao escolher um azeite

Origem e local de envase

Sempre escolha azeites de oliva produzidos e envasados no mesmo local, como os produtos Verde Louro. Esse detalhe é extremamente importante para determinar a qualidade do azeite. O local de envase precisa ser o mesmo do lugar da produção, de modo que o azeite seja engarrafado logo após ser produzido.

Validade

Confira as datas do envase. Por ser tratar de um produto fresco, quanto mais novo melhor a sua qualidade. Um azeite novo terá as propriedades das azeitonas verdes acentuadas e conservadas. Com o passar do tempo, os azeites oxidam e perdem o vigor de suas propriedades benéficas.

Embalagem

Escolha produtos com embalagem escura e que estejam armazenados longe da exposição à luz e ao sol. Esse detalhe faz com que você não compre produtos oxidados e de baixa qualidade.

Acidez

Diferente do que se fala, a acidez não é o fator mais importante na hora de escolher o azeite. A acidez dos azeites de oliva extra virgem só podem ser diagnosticada com testes feitos em laboratórios especializados e não na boca. O que sentimos ao provar os azeites e suas diferenças de variedade são as características sensoriais e não químicas.

Selos e premiações

Selos de denominação de origem e prêmios em concursos são uma boa referência de qualidade. Para ganhar um certificado ou prêmio, o azeite é analisado com base em diversos critérios.  Os azeites de oliva extra virgem da Verde Louro possuem diversas premiações internacionais.

 

Cuidados para você ter depois de comprar o azeite

Após escolher um azeite de oliva, é preciso ter alguns cuidados para a manutenção da qualidade do produto. Guarde a garrafa em um local escuro, fresco e sem oscilação térmica. Depois de abrir a garrafa, o ideal é consumi-la em até quarenta dias para preservar o sabor e aroma.

Mais dicas

  • É melhor consumir um azeite de oliva entre 12 a 18 meses de sua produção. Certifique-se de que o prazo de validade está de acordo com o tempo que você será capaz de cozinhar com ele.
  • Sempre prefira o azeite extra virgem, mesmo para fritar (o ponto de fumaça é mais alto do que 200°C e a temperatura para fritura chega a 160-190°C). 

Gostou desse conteúdo? Siga-nos no Instagram e no Facebook para ver publicações de vários outros assuntos como este!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!