Descubra os principais benefícios da folha de oliveira para sua saúde


Descubra os principais benefícios da folha de oliveira para sua saúde

A árvore de oliveira é famosa pelos seus frutos, as apreciadas azeitonas. É delas que se extrai o azeite de oliva extra virgem, alimento característico da cozinha mediterrânea que, hoje, é produzido e exportado em diversas partes do mundo. 

Porém, muitos desconhecem outro subproduto excelente da oliveira: as suas folhas. Com elas, é possível fazer chás e extratos ricos em oleuropeína, um polifenol aliado da boa saúde

Quer conhecer os principais benefícios da folha de oliveira? Veja o que listamos a seguir:

1. Fortalece o sistema imunológico

Pode parecer que o consumo das folhas de oliveira é apenas uma nova moda na área da saúde, mas a verdade é que o uso medicinal desse subproduto é histórico. O povo egípcio creditava às folhas de oliveira um poder divino e, na medicina moderna, elas foram usadas para o tratamento de doenças como a malária.

Assim como no azeite de oliva, a oleuropeína das folhas confere uma série de melhorias ao sistema imune, protegendo o nosso corpo de micro-organismos que podem causar infecções respiratórias e doenças virais, como a gripe. 

Conheça os azeites extra virgem Verde Louro clicando no banner abaixo!

Compre o azeite Verde Louro online

2. Melhora a estrutura óssea

Entre os benefícios da folha de oliveira está o auxílio na boa formação e manutenção dos ossos. A forte presença de oleuropeína faz com que o consumo das folhas estimule a produção de osteoblastos.

Os osteoblastos são células que atuam diretamente na construção óssea. Como a oleuropeína tem potencial antioxidante, afastando radicais livres, ela impede o dano celular, sendo essencial no tratamento de doenças como a osteoporose

3. Previne inflamações

Outro grande benefício da folha de oliveira para o nosso corpo é atuar no tratamento de diversas inflamações, sejam tópicas ou internas.

Devido ao grande potencial antioxidante e anti-inflamatório da oleuropeína, o consumo regular das folhas pode ser um aliado na prevenção de uma série de enfermidades, como câncer, doenças neurodegenerativos e diabetes, e também na prevenção de inflamações locais, ajudando na cicatrização. 

Dica: Afinal, o que é Slow Food e quais os seus benefícios?

4. Regula a pressão sanguínea

Estudos conduzidos em humanos mostram que o extrato de folhas de oliveira tem o potencial de reduzir as medidas de pressão sanguínea. Desse modo, o uso medicinal do produto, nos casos de pressão alta, pode ser uma boa indicação, tanto para a prevenção quanto para o tratamento. 

A pressão do sangue, quando está mais baixa, ajuda a diminuir a pressão sobre o ventrículo do coração e esse movimento, em conjunto, age na regulação do fluxo sanguíneo. 

5. Protege a pele

No Brasil, devido ao clima tropical, estamos acostumados a tomar bastante sol. Apesar de esse ser um bom hábito para manter as taxas de vitamina D, a exposição excessiva à luz solar pode ser uma vilã, pois estimula o envelhecimento precoce da pele. 

Para combater os efeitos nocivos, um dos benefícios da folha de oliveira é ajudar a reverter os sinais da idade. Como já foi citado, a oleuropeína é um poderoso antioxidante e, logo, evita o dano celular, mantendo a pele saudável em longo prazo. 

Interessantes os benefícios da oleuropeína, não é mesmo? Viu como existem bons motivos para você fazer uso da folha de oliveira? E não deixe o tradicional uso de azeite de oliva extra virgem de lado, combinado? Clique no banner e confira os produtos da Verde Louro!

Compre o azeite Verde Louro online

Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe os amigos por dentro dos benefícios da folha de oliveira!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!