Degustação de Azeites Verde Louro na Casa Destemperados Porto Alegre


Degustação de Azeites Verde Louro na Casa Destemperados Porto Alegre

A Casa Destemperados promoveu no último dia 03 de agosto em Porto Alegre uma degustação de azeites de oliva extravirgens da marca Verde Louro com Maria Beatriz Dal Pont, única sommelier de azeites do RS, com certificação concedida pela International Oliveoil Agency/Academy. O encontro reuniu apreciadores e profissionais da área do azeite. Maria iniciou a noite com uma breve história sobre as origens do azeite na antiguidade e seu importante papel na vida dos povos que dele se utilizavam.

Em um ambiente descontraído e com a interação dos participantes, a sommelier foi elucidando as dúvidas com eloquência e bom humor. Maria convidou os participantes a uma experiencia sensorial, cujas amostras de quatro azeites da marca Verde Louro, os monovarietais Arbequina, Arbosana e Koroneiki e o Blend Edição Limitada dos cultivares Arbequina, Coratina, Manzanilla e Picual,  foram distribuídas em pequenos copos para testar o olfato e depois o paladar.

A especialista instigava os integrantes da mesa a dar um parecer a cada amostra, buscando memórias olfativas. Segurando os copos acomodados na palma da mão, para assim aquecer o azeite e cobrindo-os com a outra mão para não perder o aroma, todos inspiravam e percebiam notas de frutas, grama recém cortada e amêndoas. Para testar o paladar, Maria explicou a técnica do “strippaggio” que consiste em depois de um gole, sorver fortemente o azeite com os dentes serrados para se ter dele uma impressão sensorial mais perfeita. Na boca, se percebiam os sabores atribuídos aos legítimos azeites extra virgens; o doce, o amargo, o pungente, qualidades que deram aos azeites Verde Louro vários prêmios internacionais este ano.

Algumas das características mais marcantes da noite foram o sabor equilibrado e o frescor, tanto dos monovarietais como do blend.  Em seguida, a sommelier distribuiu o azeite Arbequina aromatizado com pimenta, o Arbosana com ervas frescas e o Koroneiki puro para que os participantes os degustassem com pães. Na sequência foi a vez de provar os diferentes azeites com frutas. Para grande surpresa e encantamento de todos, o azeite Koroneiki harmonizou perfeitamente com pedaços de abacaxi. Kiwi e laranja também foram testados.

Finalmente foi servido o Vulcão de Chocolate, um bolo de chocolate que leva em sua receita o azeite Verde Louro Arbequina. Aos participantes foi sugerido que regassem o bolo com azeite Verde Louro Arbequina. A surpresa foi geral. Alguns incrédulos, balançavam a cabeça. Jamais imaginaram que um bolo de chocolate pudesse ficar ainda mais gostoso com um fio de azeite extra virgem de qualidade.

Foi mais um evento para se ter experiencias sensoriais. Um evento que aprimora e nos ensina como escolher um bom azeite. Mais do que isso, reforça a premissa de que o azeite extra virgem tem um papel determinante em nossa saúde. Além do prazer que esse alimento único nos proporciona, temos que desenvolver o hábito de consumi-lo diariamente. Substituir os óleos refinados por azeite de oliva extra virgem é um grande passo em favor da qualidade de vida. As artérias agradecem. 




Por
10/08/2017

 


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!