Cozinha mediterrânea: 6 alimentos que não podem faltar no seu cardápio


Cozinha mediterrânea: 6 alimentos que não podem faltar no seu cardápio

Comida de encher os olhos, cheirosa e saborosa, que reúne alimentos frescos, como azeite de oliva extra virgem, legumes, cereais, frutas, verduras ervas, frutos do mar, e o melhor: é muito saudável.
Sim, estamos falando da dieta mediterrânea, e não é por acaso que é considerada uma das mais saudáveis do mundo.  A gastronomia mediterrânea é sustentada por três pilares fundamentais: o azeite extra virgem, vegetais e frutas.

Essa alimentação é típica dos povos mediterrâneos há mais de 5 mil anos, e originou a gastronomia de países banhados por esse mar, do sul da Europa ao norte da África.  Costuma-se dizer que a região mediterrânea é delimitada por “até onde nascem as oliveiras”.

A seguir, conheça 6 alimentos típicos desta famosa dieta que não podem faltar no seu cardápio!

Como são os pratos na cozinha mediterrânea

As receitas da gastronomia mediterrânea privilegiam alimentos frescos.  Seus pratos são cozidos, grelhados ou preparados com azeite de oliva e, por isso, considerados extremamente saudáveis. Algumas iguarias trazem ainda flores como ingredientes: alcachofra, alcaparra, lavanda e botões de margarida.

Os peixes mais utilizados são pescada, bacalhau, tilápia, sardinha e salmão, e são preparados grelhados, no forno, confitados ou fritos. Os vegetais são, sem sua maioria, cozidos no vapor, mantendo, dessa forma, todas as suas propriedades nutricionais.

O azeite de oliva virgem ou extra virgem são o carro-chefe dessa culinária, sendo usados no preparo dos alimentos, para temperá-los ou para finalizá-los.

Azeite Extra Virgem Arbequina
Clique na imagem acima e adquira já o seu azeite de oliva extra virgem Verde Louro!

6 alimentos que não podem faltar na culinária mediterrânea:

Azeite de oliva

Considerado o principal alimento da cozinha mediterrânea, o azeite de oliva extra virgem, além de dar um gosto especial aos pratos, é uma gordura que tem efeito muito benéfico à saúde.

Por conter ácidos graxos monoinsaturados, ele inibe a secreção do ácido gástrico, estimula a secreção do pâncreas e melhora a absorção do cálcio.

Os polifenóis, antioxidantes presentes no alimento, garantem o combate aos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares, o envelhecimento precoce, a arterioesclerose e age como um anti-inflamatório.

Peixes

O peixe não pode faltar na gastronomia mediterrânea, no entanto apenas alguns tipos são incluídos na dieta. São eles: pescada, bacalhau, tilápia, sardinha e salmão.  Carnes vermelhas e frango são consumidos com muito menos frequência.

Dica: Harmonização de azeites: aprenda a fazer combinações incríveis

Grãos integrais

Presença forte na comida mediterrânea, os grãos integrais, como grão de bico, feijões, lentilhas e soja contam com uma boa quantidade de proteínas vegetais.

Eles possuem também outros nutrientes muito importantes, como carboidratos, gorduras, sais minerais, vitaminas, enzimas, além de serem ricos em fibras.

Frutas e verduras

Os legumes e verduras são, na maioria das vezes preparados no vapor e assim mantém suas propriedades nutricionais. Junto ao consumo de frutas, esses alimentos garantem a ingestão necessária de fibras pelo organismo, além de fornecer diversos minerais e vitaminas.

Oleaginosas

Ricas em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas, as oleaginosas são benéficas à saúde. Agem mantendo os níveis de colesterol ruim sob controle e protegendo o sistema cardiovascular.

No entanto, esses alimentos devem ser consumidos com cautela, já que contêm muitas calorias. São eles: nozes, castanha, avelãs, amêndoas etc.

Vinho

Já são comprovados os benefícios do vinho para a saúde, pois em sua composição  encontram-se em consideráveis concentrações polifenóis e resveratrol — substâncias que agem na proteção ao coração —, e por isso ele completa a dieta mediterrânea. Mas vale lembrar que a porção a ser ingerida diariamente é de apenas de uma taça.

Clique no banner abaixo e conheça os azeites de oliva extra virgem Verde Louro
banner azeites

Gostou de saber mais sobre a cozinha mediterrânea? Restou ainda alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui no post e compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto!




Por
26/05/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!