Conheça os 7 benefícios do Azeite de Oliva para sua saúde


Conheça os 7 benefícios do Azeite de Oliva para sua saúde

Os benefícios do azeite de oliva vão muito além do sabor inigualável e do aroma único. O óleo, extraído das azeitonas, possui propriedades benéficas à saúde, principalmente em sua melhor versão: o azeite de oliva extravirgem.

Quer um incentivo para incluí-lo na sua rotina alimentar? Preparamos uma lista com os principais benefícios do consumo de azeite de oliva. Confira!

1. Regula o colesterol

Geralmente, relacionamos os óleos aos alimentos gordurosos e prejudiciais à saúde. Porém, as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite têm o poder de elevar os níveis de HDL, o colesterol bom, no organismo.

Além disso, o consumo regrado de azeite extravirgem inibe a síntese do LDL, considerado o colesterol ruim. Portanto, o azeite de oliva é um excelente aliado de pessoas que têm problemas com o colesterol alto.

2. Faz bem para o coração

O colesterol ruim em excesso pode ficar acumulado dentro das paredes das artérias do coração, o que dificulta o fluxo sanguíneo até o órgão. Esse quadro pode elevar a pressão arterial do indivíduo e até mesmo levá-lo a um infarto.

Por regular o colesterol, o consumo de azeite de oliva previne problemas cardiovasculares, como a aterosclerose.

3. Previne a Diabetes

Pessoas com diabetes tipo 2 podem, e devem, consumir azeite de oliva. A lógica é simples: o organismo das pessoas com diabetes mellitus tipo 2 não produz insulina suficiente para a manutenção saudável do corpo.

Quando o corpo está livre de inflamações, suas células captam a insulina com mais facilidade e o azeite de oliva contribui justamente para isso, pois tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

4. Atua na prevenção do câncer

As substâncias antioxidantes e o ômega 3 presentes no azeite de oliva ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer, pois têm o poder de reduzir mutações nas células.

De acordo com um estudo publicado pela revista científica JAMA Internal Medicine, mulheres que seguem uma dieta mediterrânea enriquecida com azeite de oliva extravirgem diminuem em 68% o risco de câncer de mama.

5. Favorece o emagrecimento

Por ter uma grande quantidade de ácido oleico, o azeite de oliva tende a prolongar a sensação de saciedade, reduzindo aquela fome que surge entre as refeições. Por isso, é considerado um grande aliado de pessoas que pretendem emagrecer.

O azeite de oliva ainda auxilia na digestão, reduzindo a sensação de inchaço.

6. Atua na memória

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Biomédicas August Pi i Sunyer (Idibaps) aponta que o consumo de azeite de oliva pode atuar positivamente na melhora da função cognitiva de idosos saudáveis, devido à grande quantidade de substâncias antioxidantes presentes no azeite de oliva.

7. Previne a osteoporose

O azeite de oliva extravirgem possui vitamina K, uma poderosa substância que mantém os ossos saudáveis e evita perda óssea, reduzindo os riscos do desenvolvimento de osteoporose e fraturas.

Agora que você já conhece os 7 benefícios do azeite de oliva para a saúde, que tal incluí-lo na sua dieta? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais dicas e novidades sobre esse poderoso e delicioso ingrediente em primeira mão.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!