Conheça os alimentos que não podem faltar na sua dieta durante o inverno


Conheça os alimentos que não podem faltar na sua dieta durante o inverno

Ah, o inverno! Há quem ame e há quem odeie. Mas mesmo para os que não são muito chegados nas baixas temperaturas, os cuidados com a saúde devem fazer parte especialmente na estação mais fria do ano, afinal ninguém gosta de passar o inverno todo doente. A alimentação é item indispensável nos cuidados do inverno já que além de fornecer as doses corretas de calorias para que o corpo mantenha-se aquecido, ela também tem a capacidade de manter a imunidade ajudando na prevenção de doenças respiratórias e alergias.

 

Alimentos que ajudam a manter a saúde do seu sistema imunológico

 

 

Amêndoas, nozes e avelãs são excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas do Complexo B, zinco, magnésio, ácidos graxos essenciais e selênio. As oleaginosas são importantes agentes na desintoxicação do corpo, melhorando a imunidade. Mas preste atenção nas quantidades! Se consumidas sem exageros, atuam na prevenção da depressão que costuma atingir muitas pessoas no inverno e no melhor desenvolvimento das capacidades cerebrais.

 

 

A Batata é um alimento rico em beta-caroteno, magnésio, vitamina B6 e potássio. Atua no combate de inflamações e suas proteínas antioxidantes e vitamina C, fortalecem o sistema imunológico.

 

 

Apesar de não serem o alimento preferido no inverno, as frutas são importantes na manutenção do bem estar. Frutas ricas em vitamina C como o mamão, abacaxi e o morango são importantes para o sistema imunológico, além de serem alimentos antioxidantes. Os cítricos como a laranja, o limão e a bergamota também são ricas em vitamina C além de serem fornecedoras de fibras e ácido fólico. A maçã fornece a pectina, importante agente na prevenção de gripes e resfriados. As câimbras também são comuns no inverno, decorrente da falta de exercícios  de uma tensão física causada pelo frio. Alimentos ricos em potássio, como a banana, ajudam no combate às dores musculares e ainda fornecem uma grande quantidade de fibras e outras vitaminas.

 

 

O Azeite de oliva extra virgem é um excelente aliado para aquecer o corpo no inverno e ainda cuidar da saúde. Rico em gorduras monoinsaturadas, o consumo do azeite de oliva extra virgem é capaz de reduzir o colesterol no sangue e prevenir outras doenças cardiovasculares. Estudos indicam que o consumo de 25 mililitros de azeite extra virgem por dia, apresentam menor oxidação do colesterol LDL e elevados níveis de compostos antioxidantes no sangue.

 

 

Procure se alimentar de pratos quentes no inverno! As sopas de legumes e verduras, além de quentes são nutritivas e ricas em vitaminas. Leves e de fácil digestão, o organismo não sofre para fazer a digestão, por isso também é importante evitar pratos muito pesados e gordurosos já que o metabolismo fica mais lento nesta época do ano.

 

 

O alho é conhecido como um poderoso antiviral e ajuda na prevenção do vírus da gripe. Use e abuse do alimento em sopas, caldos e até chás. Sua ação anti-inflamatória torna-se indispensável nesta época do ano.

 

 

Pensou no inverno, pensou em um cházinho! Além de terem poucas calorias, os chás apresentam diversos benefícios para a saúde, como melhora da  digestão, proteção das artérias, além da proteção anti-inflamatória e antioxidante. Inclua ainda alimentos como o gengibre e a canela no seu chá! O gengibre é rico em vitamina C e é capaz de reduzir o colesterol, acelerar a cicatrização de feridas e defender o organismo de radicais livres. A Canela tem ação estimulante e termogênica, como também é antidiarreica, facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doces.

 

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