Conheça a importância dos compostos fenólicos para a saúde


Conheça a importância dos compostos fenólicos para a saúde

Os compostos fenólicos são estruturas químicas presentes em pequenas quantidades nos alimentos de origem vegetal como o azeite de oliva extra virgem. Estes compostos são capazes de exercer efeitos preventivos e curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano, devido à sua ação antioxidante não enzimática. Cerca de 2% do azeite de oliva extra virgem é composta pelos fenóis, importantes no combate de várias doenças. 

A proteção oferecida pelos compostos, é capaz de exercer mais resistência à saúde, evitando a oxidação dos lipídios no sangue, um dos principais fatores de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, assim como ligação direta com outras doenças crônicas e degenerativas. São encontrados ainda outros benefícios como ação anti-inflamatória, aumento de vitamina A, ação antialérgica e redução dos níveis de colesterol LDL.

Estudos apontam que são necessários 5 mg de compostos fenólicos por dia para prevenção de doenças, ou seja, cerca de 20 gr de azeite de oliva extra virgem são suficientes para suprir a dose diária do composto. A presença do composto também está diretamente associada à qualidade do azeite de oliva extra virgem, já que os fenóis estão presentes apenas em alimentos que não passam por processos químicos. 

Conheça outros benefícios do azeite de oliva extra virgem neste artigo (link: http://blog.verdelouroazeites.com.br/o-azeite-de-oliva-extra-virgem-previne-o-envelhecimento-e-retarda-o-alzheimer-indica-estudo/)

 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!