Conheça 3 maneiras de utilizar azeite de oliva na pizza


Conheça 3 maneiras de utilizar azeite de oliva na pizza

Dia 10 de julho é comemorado o dia da pizza, um dos pratos mais queridos mundo afora. E uma comida tão aclamada merece um dia para ser celebrado.

Apesar da Itália ter levado a fama pela receita, sua real origem é atribuída aos hebreus e egípcios, enquanto o povo italiano a popularizou, deixando a pizza da forma como a conhecemos hoje.

Até metade do século XIX, a pizza era servida no Brasil apenas em cantinas italianas, sendo apenas um dos pratos disponíveis para pedidos. No entanto, seu sabor se popularizou e passou a ser apreciada por todos os cantos, quando passaram a surgir as pizzarias, onde ela se tornou protagonista.

 

Mas e o dia da pizza?

Bem, uma comida tão aclamada merece um dia para ser celebrado, não é mesmo? 

O dia da sua comemoração foi estabelecido em 1950, durante um concurso que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. O evento fez tanto sucesso, que o secretário de turismo que estava envolvido na realização do concurso estabeleceu o dia 10 de julho como o dia oficial desta delícia.

Hoje ela é feita de diversas formas, com muitas receitas e recheios que se destacam pelo seu sabor e texturas. E sabe o que combina muito bem com pizza? Azeite de oliva extra virgem. E é possível ainda, utilizar o ingrediente de 3 maneiras diferentes:

 

Na composição da massa:

Utilize 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sobremesa de açúcar, 1 pitada de sal, 1 colher de sopa de fermento biológico seco granulado, 4 colheres de azeite de oliva extra virgem Verde Louro e água morna até o ponto de abrir a massa. Você vai precisar misturar bem a farinha de trigo, o azeite, o sal, o açúcar e o fermento, colocar a água até dar o ponto, deixando descansar por 15 minutos. Abra a massa com um rolo, coloque molho e o recheio de sua preferência.

No preparo do recheio:

As pizzas mais clássicas tem como base o recheio de molho de tomate. Uma das receitas mais tradicionais de molho é composta por 3 tomates bem maduro, tempero verde, 1 cebola, 3 dentes de alho, tudo isso bem picado e mais 2 colheres de extrato de tomate, 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem Verde Louro, 200 ml de água, sal a gosto. Leve a panela ao fogo baixo e coloque o azeite, deixe esquentar. Acrescente o alho e a cebola picados e sempre mexa, 10 segundos. Em seguida, adicione o tomate picado e aumente o fogo. Mexa bem até começar a dissolver o tomate. Preencha com o copo de água e mexa bem. Espere a mistura ferver. Adicione o extrato de tomate e mexa bem. Coloque o sal e experimente. Por último adicione a salsinha e a cebolinha.

Na finalização

Para completar sua pizza, experimente usar o azeite de oliva também para sua finalização e intensifique o sabor dessa delícia.

 

Uma coisa é certa: usando azeite extra virgem na massa, no recheio ou na finalização, todo mundo ama pizza e não é à toa sua popularidade. Então para celebrar a data, que tal uma pizza?




Por
10/07/2021


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!