
O azeite é ingrediente indispensável nas mais variadas cozinhas, tanto no Brasil como no resto do mundo. Ele torna vários pratos mais saborosos e de uma forma mais saudável. Só que existe um detalhe que muitas vezes passa despercebido pelos usuários: as propriedades do azeite, se não condicionado em um ambiente adequado, podem se perder facilmente.
Por isso a importância de compreender alguns dos cuidados mais simples, principalmente se você mesmo produz o seu azeite ou adquire de outras fontes além do supermercado. Para ficar bem informado, vamos te mostrar tudo o que é necessário para conservar bem o azeite.
Conserve as propriedades do azeite com um bom recipiente
Você já se perguntou por que os azeites vendidos em supermercados, de grandes marcas, são conservados em recipientes de vidro escuro? A razão é muito simples: além de serem mantidos em um ambiente longe do sol, o vidro escuro ou opaco garante que a luz não seja absorvida e prejudique o sabor do azeite.
Outra sugestão é usar aço inoxidável como uma forma de conservar o azeite. E para ambos os tipos de recipientes, lacre com rolhas de cortiça - os tampões de metal tendem a enferrujar e causar prejuízos na qualidade do azeite. Ou melhor ainda, pode-se usar uma tampa dosadora para facilitar o uso e ter mais segurança.
Qual recipiente não se deve usar?
Evite outros tipos de recipientes que não sejam os dois sugeridos acima. Os recipientes plásticos costumam ser bem populares, mas o PVC é absorvido pelo azeite ao longo do tempo, tornando-se um grande risco para a saúde.
Já outros recipientes de metal, como os de cobre ou ferro, podem oxidar com o tempo, causando os mesmos efeitos do PVC.
Dicas para guardar e conservar o azeite ao longo do tempo
- Nunca deixe o vidro de azeite exposto ao sol, mesmo que esteja nos recipientes corretos. Por ser um produto perecível, e que não demora muito para perder suas propriedades, a exposição à luz acaba por encurtar ainda mais sua validade;
- Também evite guardar o azeite extra virgem na geladeira. Além do sabor ser comprometido por conta dos outros alimentos, ao longo do tempo a temperatura muito baixa também altera sua eficiência.
- Quanto ao local em si, mantenha sempre em um ambiente fechado, em temperatura de aproximadamente 20 °C e o mais longe possível de fontes de calor, como fogões, por exemplo. A exposição ao calor pode prejudicar as propriedades do azeite, e dependendo do local, ainda pode saturá-lo.
Por fim, procure consumir e aproveitar as propriedades do azeite regularmente no seu dia a dia. Não apenas por conta de seu excelente sabor, mas também pelos benefícios que ele pode oferecer à sua saúde. Você pode, por exemplo, integrá-lo ao seu café da manhã no lugar de uma manteiga, ou como um tempero especial à salada. Para essas e outras dicas sobre azeites e sua harmonização nos pratos, continue acompanhando o blog.