Como preservar a pureza e as propriedades do azeite extra virgem de oliva?


Como preservar a pureza e as propriedades do azeite extra virgem de oliva?

O azeite é ingrediente indispensável nas mais variadas cozinhas, tanto no Brasil como no resto do mundo. Ele torna vários pratos mais saborosos e de uma forma mais saudável. Só que existe um detalhe que muitas vezes passa despercebido pelos usuários: as propriedades do azeite, se não condicionado em um ambiente adequado, podem se perder facilmente.

Por isso a importância de compreender alguns dos cuidados mais simples, principalmente se você mesmo produz o seu azeite ou adquire de outras fontes além do supermercado. Para ficar bem informado, vamos te mostrar tudo o que é necessário para conservar bem o azeite

Conserve as propriedades do azeite com um bom recipiente

Você já se perguntou por que os azeites vendidos em supermercados, de grandes marcas, são conservados em recipientes de vidro escuro? A razão é muito simples: além de serem mantidos em um ambiente longe do sol, o vidro escuro ou opaco garante que a luz não seja absorvida e prejudique o sabor do azeite.

Outra sugestão é usar aço inoxidável como uma forma de conservar o azeite. E para ambos os tipos de recipientes, lacre com rolhas de cortiça - os tampões de metal tendem a enferrujar e causar prejuízos na qualidade do azeite. Ou melhor ainda, pode-se usar uma tampa dosadora para facilitar o uso e ter mais segurança.

Qual recipiente não se deve usar?

Evite outros tipos de recipientes que não sejam os dois sugeridos acima. Os recipientes plásticos costumam ser bem populares, mas o PVC é absorvido pelo azeite ao longo do tempo, tornando-se um grande risco para a saúde.

Já outros recipientes de metal, como os de cobre ou ferro, podem oxidar com o tempo, causando os mesmos efeitos do PVC.

Dicas para guardar e conservar o azeite ao longo do tempo

  • Nunca deixe o vidro de azeite exposto ao sol, mesmo que esteja nos recipientes corretos. Por ser um produto perecível, e que não demora muito para perder suas propriedades, a exposição à luz acaba por encurtar ainda mais sua validade;
  • Também evite guardar o azeite extra virgem na geladeira. Além do sabor ser comprometido por conta dos outros alimentos, ao longo do tempo a temperatura muito baixa também altera sua eficiência.
  • Quanto ao local em si, mantenha sempre em um ambiente fechado, em temperatura de aproximadamente 20 °C e o mais longe possível de fontes de calor, como fogões, por exemplo. A exposição ao calor pode prejudicar as propriedades do azeite, e dependendo do local, ainda pode saturá-lo.

Por fim, procure consumir e aproveitar as propriedades do azeite regularmente no seu dia a dia. Não apenas por conta de seu excelente sabor, mas também pelos benefícios que ele pode oferecer à sua saúde. Você pode, por exemplo, integrá-lo ao seu café da manhã no lugar de uma manteiga, ou como um tempero especial à salada. Para essas e outras dicas sobre azeites e sua harmonização nos pratos, continue acompanhando o blog.




Por
29/12/2016


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!