Como o azeite pode colaborar para uma dieta vegana?


Como o azeite pode colaborar para uma dieta vegana?

A cultura vegana está ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo, e se engana quem pensa que o Brasil não acompanha essa tendência. Pesquisas indicam que já são quase 5 milhões de veganos em nosso país, e o mercado cresce 40% ao ano por conta dessas pessoas, que não consomem nenhum produto de origem animal.

Por restringir muitos alimentos, a dieta vegana exige algumas adaptações. O que muita gente não sabe é que o azeite de oliva extra virgem pode ser um grande aliado desse estilo de vida!

No post de hoje, mostraremos a você como utilizá-lo para auxiliar na sua nutrição e no sabor dos alimentos da sua dieta.

Propriedades do azeite de oliva extra virgem 

As propriedades nutricionais do azeite de oliva extra virgem são várias. Vale destacar que ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, cujo principal benefício é reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. 

Suas propriedades medicinais também são muitas. Um estudo publicado na JAMA Internal Medicine indica que mulheres com dietas enriquecidas com este azeite possuem 68% menos de chance de desenvolver câncer de mama.

Também foi comprovado que o azeite de oliva extra virgem tem propriedades antioxidantes e, portanto, é um excelente aliado para combater os sinais do tempo. Além disso, ele possui diversas propriedades medicinais, auxiliando no tratamento do diabetes e na redução da gordura abdominal.

Dica: Arte e minúcia: entenda mais sobre a produção do azeite

Importância da qualidade

O azeite de oliva extra virgem é extraído das azeitonas, fruto retirado das oliveiras e considerado um dos mais saborosos e nutritivos do mundo. 

Para ter certeza de que ele mantém todas as suas características e um sabor superior, atente-se para a qualidade do produto que for consumir, pois não são todos os tipos de azeite que proporcionam todos os benefícios.

Somente os azeites de oliva extra virgem apresentam qualidade superior. Eles vêm da primeira prensagem das azeitonas e não contêm mais do que 0,8% de acidez. Os frutos que o originam são produzidos por oliveiras cujo plantio requer uma série de cuidados e condições específicas.

O azeite de oliva extra virgem na dieta vegana

A alimentação vegana bane do cardápio carne, ovos, leite (e derivados) e qualquer outro alimento de origem animal, inclusive o mel. 

Os alimentos que contêm esses ingredientes também são abolidos: massas, pães, bolos, macarrão e outros que são produzidos a partir de leite e ovos. Por isso, é necessário encontrar alternativas nutricionalmente adequadas, para assegurar que não faltem nutrientes essenciais para a saúde.

É devido a todas as suas propriedades e a possibilidades de preparo de inúmeras receitas que o azeite de oliva extra virgem é ingrediente indispensável na dieta vegana. Veja algumas opções fáceis e muito saborosas, que podem ser usadas nessa dieta:

Dica: Sabor e saúde: 3 receitas veganas que levam azeite

Molho pesto

A primeira delas é um delicioso molho pesto, perfeito para acompanhar massas veganas (que não levam ovos, manteiga, leite e fermento biológico). Embora a receita original leve queijo, você pode adaptá-la, fazendo com que se torne vegana. Você com certeza não se arrependerá de testar essa delícia! 

Manteiga vegana

Outra opção é a manteiga vegana. Basta liquidificar azeite de oliva extra virgem com ervas e os temperos que desejar, como alho e pimenta. Depois, deixe a mistura na geladeira até que ela endureça. É um delicioso acompanhamento.

Tempero para saladas

Mais uma opção é utilizá-lo para cozinhar e como tempero para saladas. Ele dá um gosto muito especial ao preparo dos alimentos, além de deixar a dieta vegana muito mais nutritiva. 

Clique no banner e confira os azeites de oliva extra virgem Verde Louro!

Compre o azeite Verde Louro online

Gostou desse post e quer conhecer os melhores azeites para as suas receitas? Entre em contato conosco e descubra como adquirir azeites de oliva extra virgem da melhor qualidade!




Por
09/11/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!