Como harmonizar azeites com os alimentos


Como harmonizar azeites com os alimentos

Ao pensar em harmonização, a primeira coisa que costuma vir à sua cabeça é a combinação de bebidas e comidas, não é mesmo? Afinal, muito se fala em harmonizar vinhos com alimentos, mas na verdade, a harmonização vai muito além disso. A harmonização com azeite de oliva extra virgem é uma experiência sensorial incrível.

Na harmonização do azeite de oliva extra virgem é preciso combinar o azeite com a essência do prato, sempre tendo em vista que ele será parte ativa de sua composição.

Os atributos sensoriais do azeite de oliva são o frutado, o amargo e o picante.  O primeiro atributo é percebido principalmente no olfato e suas características podem ser de aromas verdes ou maduros em maior ou menor intensidade.  Amargos e picantes são percebidos no paladar, devem ser equilibrados e em sua ausência, dizemos que o azeite é “doce”.

O azeite que possui a picância e o amargor com características evidentes combina perfeitamente com carnes vermelhas e pratos mais condimentados.  Na maior parte do tempo os azeites são harmonizados por semelhança, ou seja, azeites suaves com pratos leves e azeites mais intensos com pratos mais condimentados ou de sabor mais forte.

 

Arbequina