Combine azeite de oliva extra virgem com chocolate!


Combine azeite de oliva extra virgem com chocolate!

Chocolate e azeite de oliva extra virgem são duas delícias da culinária mundial. Mas se separadas elas já arrasam, já imaginou juntas? Combinar os dois alimentos é uma junção ideal de sabor e saúde. Um estudo realizado na Universidade de Piza, na Itália, identificou que o chocolate amargo enriquecido com o azeite de oliva extra virgem traz benefícios específicos a saúde cardiovascular, como prevenção do estreitamento das artérias, que pode levar a infarto e acidentes vasculares cerebrais e é responsável também por aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL, e diminui a pressão sanguínea.

Confira as receitas e abuse dos benefícios dessa combinação!

 

 

Bolo Double Chocolate

Ingredientes

200 gramas de farinha de trigo peneirada

40 gramas de chocolate em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

220 gramas de açúcar

4 ovos

140 ml de azeite de oliva extra virgem Arbequina Verde Louro

180 ml de leite integral

120 gramas de chocolate meio amargo picado ou em gotas

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Em uma tigela misture a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Reserve. Em outro recipiente, misture os ovos, o açúcar, a manteiga derretida e o leite. Bata um pouco com um fouet. Acrescente a mistura de farinha peneirando-a por cima da mistura de ovos e incorpore uma com a outra delicadamente, de cima para baixo, com a ajuda de uma espátula. Coloque metade do chocolate picado ou em gotas e misture. Despeje a mistura em uma forma média untada e polvilhada com chocolate em pó, despeje o restante do chocolate sobre a massa e leve ao forno até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo (esse tempo varia de forno para forno, no meu levou 30 minutos). Desenforme depois de frio e sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.

 

 

Pudim cremoso de chocolate

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar

1/3 de xícara (chá) de água

40 ml de azeite de oliva extra virgem

1 lata de leite condensado

4 ovos

1 xícara (chá) de leite

1 copo de requeijão cremoso (200g)

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Fatias de laranja para decorar

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo baixo, cozinhe o açúcar dissolvido na água até formar um caramelo dourado. Coloque em uma fôrma de buraco no meio de 20cm de diâmetro e reserve.

Bata no liquidificador o leite condensado, os ovos, o leite,o azeite, o requeijão e o chocolate até homogeneizar. Despeje na fôrma caramelada e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por cerca de 45 minutos, coberto com papel-alumínio. Deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme e decore com fatias de laranja. Sirva.

 

 

Mousse de Chocolate com Azeite de Oliva

Ingredientes 

180g de chocolate meio amargo

3 ovos grandes – 2/3 xicara de açúcar de confeiteiro

50 ml de café forte

¾ de xícara de azeite de oliva extra virgem

Raspas de laranja

Flor de sal

Modo de Preparo:

Quebre o chocolate em pedaços menores, e derreta em banho maria. Deixe esfriar em temperatura ambiente na sequência. Separe as claras das gemas dos 3 ovos. Em um recipiente, bata as gemas com o açúcar de confeiteiro, junte o café e misture. Junte o chocolate (já em temperatura ambiente) e o azeite a mistura de açúcar e gemas, e misture até ficar homogêneo.

Bata as claras restantes dos 3 ovos em neve, e incorpore por partes e lentamente ao chocolate. Finalize com as raspas de laranja, uma pitada de flor de sal para realçar o sabor, e leve para gelar por no mínimo 4 horas, ou até estar firme suficiente.

Por incrível que pareça, mesmo a quantidade de azeite sendo considerável, o gosto não é predominante, e sim muito suave.

 

 

Palha italiana com calda de chocolate

2 latas de leite condensado

2 colheres (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 xícara (chá) de chocolate meio amargo derretido

1 pacote de biscoito maisena picado grosseiramente (200g)

Azeite de oliva para untar

Calda

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem

4 colheres (sopa) de chocolate em pó

4 colheres (sopa) de açúcar

 

Modo de preparo

Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Leve ao fogo médio e mexa até engrossar. Tire do fogo, misture com o chocolate derretido e os biscoitos. Despeje em um refratário médio untado e leve à geladeira por 2 horas. Para a calda, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até formar uma calda. Despeje no refratário sobre a palha italiana e sirva.




Por
18/04/2019


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!