Benefícios do azeite de oliva para o coração


Benefícios do azeite de oliva para o coração

O azeite de oliva extra virgem é um importante alimento, muito usado pelos adeptos da dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo pelo equilíbrio e consumo de alimentos frescos. O azeite é objeto de estudo de muitos cientistas que desvendaram diversos aspectos desse alimento rico em vitaminas e importante aliado para a saúde do coração.

Extraído dos frutos das oliveiras, o azeite de oliva extra virgem é considerado o mais saudável dos azeites, já que contém ácidos graxos monoinsaturados em abundância. Além disso, o processo de produção com extração a frio da Verde Louro, garante a qualidade e pureza do produto que é feito com frutos selecionados e muito cuidado em todas as suas etapas de produção. Portanto, não basta consumir o azeite de oliva, é preciso escolher marcas sérias, que tratam esse processo com responsabilidade e foco na qualidade de um produto 100% puro.

Rico em gorduras monoinsaturadas, o consumo do azeite de oliva extra virgem é capaz de reduzir o colesterol no sangue e previnir outras doenças cardiovasculares. É claro que para usufruir destes benefícios, o estilo de vida como um todo também deve ser levado em consideração. Ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regulares, complementam os benefícios do uso do azeite no dia a dia. Diminuir o consumo de frituras e doces em excesso e dar preferência a alimentos frescos e não industrializados são essenciais para uma saúde equilibrada.

Estudos indicam que pessoas que consumiram cerca de 25 mililitros de azeite extra virgem por dia durante uma semana, apresentaram menor oxidação do colesterol LDL e elevados níveis de compostos antioxidantes no sangue. O azeite extra virgem possui maior nível de antioxidantes, especialmente a vitamina E, justamente pelo processamento a frio. Portanto, é indicado consumir duas colheres de sopa por dia do azeite de oliva extra virgem, que totalizam cerca de 230 calorias. Recomenda-se que a quantidade seja balanceada com o restante da dieta para que o valor calórico não exceda o consumo calórico indicado para cada pessoa.



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