5 benefícios de sentar à mesa e comer com a família


5 benefícios de sentar à mesa e comer com a família

A vida moderna é repleta de desafios, e um dos maiores deles é administrar o tempo para que possamos passar momentos com quem amamos. Com longas jornadas de trabalho e cansaço acumulado, acabamos nos privando do calor de nossos entes queridos. O hábito de sentar à mesa com a família, por exemplo, foi praticamente abolido na maioria dos lares.

A hora da refeição é um momento de dividir nosso tempo e atenção com pessoas que queremos bem. Por isso, a gastronomia tem um importante papel na convivência familiar, pois representa ainda o compartilhamento de prazeres e emoções. Ao perder o hábito valorizar esse momento, perdemos também uma oportunidade de fazer a vida valer pena. Lembre-se da importância do diálogo em casa como ferramenta para um bom convívio.

Para ajudar você a resgatar esses instantes, listamos aqui 5 benefícios de sentar à mesa com a família e compartilhar de um bom momento de refeição com suas pessoas preferidas. Acompanhe!

1. Incentiva a alimentação saudável

Um dos problemas da correria do dia a dia é que a falta de tempo nos impede de comer bem. É comum que façamos opção por um fast food ou algo rápido que, na maioria das vezes, não contém a nutrição necessária para manter o nosso corpo funcionando corretamente.

Quando nos preparamos para uma refeição em conjunto, porém, existe toda uma preocupação com o que vai ser servido, além de tempo para desenvolver as receitas. Por isso, sentar à mesa é um ato de grande valia, já que funciona como aliado de uma boa refeição.

Dica: Conheça os 7 benefícios do Azeite de Oliva para sua saúde

2. Proporciona momentos felizes

Para os amantes da gastronomia, cozinhar pode ser terapêutico. Mesmo para os que não se engajam em colocar o avental, desfrutar de uma boa refeição é sempre uma experiência gratificante.

Pense em um domingo de verão. Seja para servir um almoço saudável regado por um bom azeite extra virgem, seja para fazer aquele churrasco na beira da piscina, uma coisa é certa: ao terminar o dia, você estará contente pelo domingo que passou com quem ama, rindo, contando histórias e apreciando uma boa refeição!

3. Estimula a união da família

O que acontece muito hoje em dia é que cada um come em um horário, uns na frente da televisão, outros usando o celular, e assim por diante. Por desfrutarmos de pouco tempo, é comum que nos afastemos uns dos outros, mesmo morando sob o mesmo teto.

Sentar à mesa com a família pode promover um momento para que as pessoas se entrosem, saibam como foi o dia uma da outra e, consequentemente, não percam o vínculo. Por isso, não perca a oportunidade de agradar quem você ama com alimentos de qualidade e uma boa receita de família.

Dica: 3 receitas da culinária peruana para você saborear

4. Impede o isolamento de quem cozinha

Quando cada membro da família resolve comer no seu canto, quem está responsável pela refeição acaba ficando isolado. Se dedicar em fazer algo tão especial para alguém, como é cozinhar, certamente se torna muito frustrante quando não parece valorizado ou não proporciona nenhum prazer, não é verdade?

Fazer o preparo dos alimentos é mais do que um trabalho para matar a fome. Cozinhar é cultivar um hábito milenar que une nossa espécie, além de significar um ato de carinho e entrega. Pense que, ao sentar à mesa com a família, você está recebendo um presente de quem cozinhou ou dando um presente para quem come o que você cozinhou! Vale ressaltar que cozinhar é um dos atos mais sagrados que um ser humano pode realizar!

5. Constrói uma boa memória afetiva

Quem desfruta de uma refeição incrível, jamais esquece. Seja aquela receita da sua mãe ou aquele prato do seu restaurante favorito, nós ligamos nosso paladar a momentos especiais, fazendo com que aquele sabor simbolize um período feliz bem-aventurado. Proporcione isso aos que você ama, incentivando-os através de receitas especiais ou apenas relembrando o gosto de um bom jantar em família.

Um bom prato servido em um momento desses pode até incentivar as outras pessoas a verem a gastronomia como algo maravilhoso. Por isso, prepare bem a mesa, cuide dos detalhes importantes como servir um bom azeite extra virgem e outras especiarias para os seus convidados e desfrute de uma reunião familiar bem organizada e fluída. Azeite é um alimento funcional, ancestral e sagrado que cria pontes de sabor, resgatando sensorialmente nosso vínculo com outros alimentos, valorizando e realçando-os.

Conheça os nossos azeites extra virgens clicando no banner abaixo!

Compre o azeite Verde Louro online

Gostou deste artigo e quer continuar acompanhando outras dicas sobre saúde, alimentação e muito mais? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!