Azeites de Oliva

A Safra 2021 da Verde Louro é, sem dúvidas, uma das mais especiais. De sabores leves ou intensos, picantes ou verdes, a qualidade do azeite de oliva extra virgem faz toda a diferença na hora das refeições e pode ser a atração principal com a harmonização ideal. Os azeites de oliva extra virgem apresentam experiências sensoriais únicas e podem ter notas de sabor de frutas, amêndoas, madeiras, cítricos e outros.

Continuar lendo

Em breve vamos começar a colheita da Safra 2021, um período de muita expectativa, que traz o resultado de um ano de muito trabalho. Hoje vamos falar sobre 10 curiosidades do cultivo e do produto, alguns ainda pouco difundidos no Brasil, um país que tem uma história recente com a produção do azeite de oliva extra virgem e que apesar do crescimento, ainda tem na maior parte do consumo, produtos de origem estrangeira.

Continuar lendo

A origem do azeite de oliva extra virgem data de mais de 6 mil anos, quando o produto era usado como medicamento. O óleo era usado pelos povos da mesopotâmia como aliado contra o frio, protegendo a pele das temperaturas baixas. O cultivo das oliveiras para extração do azeite, teve origem na Síria antiga e posteriormente explorado pelos povos egípcios e armênios. A árvore tinha ainda grande importância na Grécia Antiga, mencionada inclusive, em passagens mitológicas. Daí a importância histórica do azeite na dieta mediterrânea, conhecida e explorada hoje no mundo todo.

Continuar lendo

O azeite de oliva extra virgem é, infelizmente, um dos alimentos com a maior taxa de adulteração do mercado. Isso porque empresas que não são sérias adulteram azeites extra virgens com misturas de outros tipos de óleos como canola ou óleo de soja ou outras misturas. As avaliações seguem regras internacionais, classificando a qualidade, identificando fraudes, e dando assim mais segurança para os consumidores.

Continuar lendo

Com o ano chegando ao fim, já é possível fazer um balanço da Safra 2019. Foram diversas premiações nacionais e internacionais, participações em eventos e desafios. A Verde Louro mantém um alto e rigoroso padrão de qualidade na produção que vai desde o plantio e cuidado das oliveiras, até os processos de colheita e extração do azeite. A cultura do azeite de oliva extra virgem por si só já é um desafio para os produtores brasileiros que precisam adaptar processos e estudos de acordo com a nossa realidade por aqui, já que os maiores produtores estão localizados nos países europeus. Felizmente, o clima dos pampas tem se mostrado ideal para o cultivo da nossa terceira safra premiada.

Continuar lendo

Os benefícios do azeite de oliva extra virgem para a saúde você já conhece. Rico em gorduras monoinsaturadas, antioxidantes e vitaminas, ele é um excelente aliado para a sua saúde e também para o seu paladar. Ao escolher o seu azeite você cuida características como procedência, acidez, cor da garrafa, data de fabricação e outros, mas e depois de aberto, você sabe quais cuidados deve ter para manter o seu azeite fresco por mais tempo sem perder suas propriedades?

Confira as nossas dicas e coloque em prática hoje mesmo!

Continuar lendo

O clima representa uma das mais importantes variáveis de produção do azeite de oliva extra virgem, com importante destaque na quantidade e qualidade de azeite produzido. Para que haja uma boa produção, são necessárias ao menos 200 horas de temperaturas abaixo dos 10 graus no inverno. A oliveira, planta originária do clima mediterrâneo teve uma excelente adaptação ao clima e ao solo do Rio Grande do Sul, especialmente em Canguçu onde está instalada a fazenda Mato Grande, da Verde Louro.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!