Azeite extra virgem: entenda o que é e quais são seus benefícios


Azeite extra virgem: entenda o que é e quais são seus benefícios

As diversas opções de azeite de oliva existentes no mercado podem deixar o consumidor confuso na hora da escolha. O que poucos sabem, porém, é que o azeite de oliva extra virgem é a melhor opção do produto: além de possuir ótimo aroma e sabor, ele também fornece grandes benefícios à saúde.

Como a matéria prima — a oliva, mais conhecida como azeitona — é a mesma para diversos tipos de azeite, a grande diferença entre essas opções está no processo de obtenção do azeite extra virgem de qualidade. Afinal, são vários os procedimentos pelos quais o azeite de oliva passa até se tornar um azeite extra virgem, e isso está diretamente ligado à sua qualidade.

O azeite extra virgem possui diversos benefícios que contribuem para a saúde. No post de hoje, você vai conferir alguns deles e entender como utilizar o azeite de oliva extra virgem na alimentação.

Dica: Saiba qual é a diferença entre virgem, extra virgem e azeite de oliva refinado

1. Combate o colesterol ruim

Esse tipo de azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, que são benéficas à saúde do organismo: elas atuam na redução do colesterol ruim (LDL) e contribuem para melhorar a circulação do colesterol bom no organismo (HDL). As gorduras monoinsaturadas ainda possuem efeito anti-inflamatório, podendo evitar doenças no cérebro.

O azeite de oliva extra virgem também é fonte de vitamina E, um potente antioxidante que inibe a síntese do colesterol LDL. Isso evita a oxidação celular e contribui para a sobrevida de células saudáveis no organismo.

2. Impede o depósito de gordura abdominal

Quando consumida na quantidade certa, a gordura monoinsaturada presente no azeite de oliva extra virgem auxilia na ação da insulina e na redução da gordura visceral — aquelas gordurinhas conhecidas por se localizarem na região da barriga, que produzem substâncias que dificultam a ação da insulina.

Além disso, os polifenóis presentes no azeite se acumulam no plasma sanguíneo, impedindo que os radicais livres oxidem o colesterol e ele se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos.

Dica: Conheça os 7 benefícios do Azeite de Oliva para sua saúde

3. Previne o câncer

O azeite de oliva extra virgem é um alimento rico em ômega 3, um tipo de gordura benéfica ao organismo. Essa substância é capaz de auxiliar na prevenção contra o câncer e reduzir a taxa de crescimento de células cancerígenas no corpo humano.

O azeite extra virgem é rico em antioxidantes e vitaminas, que também auxiliam na redução do índice de mutação das células e evitam, inclusive, que os radicais livres ataquem o DNA.

4. Faz bem para a pele

Como você viu, o azeite de oliva extra virgem possui, em sua composição, antioxidantes, como as vitaminas A e E, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele. Além disso, ele possui propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir o aparecimento de rugas.

Por possuir propriedades hidrófilas — ou seja, pode se dissolver em água —, o azeite pode também ser utilizado como um hidratante corporal, ajudando a formar uma camada protetora sobre a pele.

Conheça os azeites extra virgem Verde Louro clicando no banner abaixo!

Azeites de oliva extra virgem Verde Louro

5. É versátil na alimentação

O azeite de oliva extra virgem pode ser combinado com diversos tipos de alimentos, sendo saladas, pães e petiscos os mais comuns. Há quem pense que o azeite só pode ser usado para alimentos salgados, mas ele também pode ser utilizado em preparações doces.

Existem diversas formas de harmonizar o azeite extra virgem em suas preparações alimentícias, pois ele também possui aromas e sabores diferenciados que permitem agregar maior prazer na degustação.

Dica: Harmonização de pratos: como combinar o azeite com diferentes sabores?

Viu só como o azeite extra virgem, além de gostoso e leve para ser utilizado na alimentação, é bem saudável? Aproveite as nossas dicas e não deixe de incluir esse produto na sua alimentação!

Você aprecia um bom azeite extra virgem e quer ficar por dentro das novidades sobre o azeite? Siga a gente agora mesmo no Facebook e no Instragram e fique por dentro de todas as novidades que compartilhamos!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!