Azeite e sorvete: conheça essa harmonização inusitada e deliciosa!


Azeite e sorvete: conheça essa harmonização inusitada e deliciosa!

Se você gosta de usar azeite na cozinha, provavelmente o faz para temperar uma saladinha ou então para fritar alguma coisa de forma mais saudável, mas você já pensou em usar azeite para sobremesas, mais especificamente na mistura de azeite e sorvete?

A princípio pode parecer uma combinação estranha, mas na verdade está fazendo muito sucesso nas principais gelaterias do mundo.

Se você ficou curioso sobre essa junção inusitada, continue a leitura deste artigo! Aqui vamos explicar por que os sorvetes de azeite são tão especiais e aproveitaremos para ensinar uma receita de gelato que pode ser feita em casa!

Diferente, mas tradicional

A mistura de azeite de oliva extra virgem e sorvete nos parece novidade, mas na verdade é bem tradicional na região italiana da Toscana. Isso por uma razão simples: os sorvetes precisam de gordura para ficarem na textura correta, e o azeite é uma boa opção.

Dica: Desafiando o paladar: como é possível usar o azeite em sobremesas?

E não é só o gelato sabor azeite de oliva que faz sucesso. A sorveteria italiana Gelato Giulivo usa o azeite na elaboração de sorvetes de vários sabores. O uso do azeite não dá a sensação de sede em função da textura do produto, que deixa a boca com um frescor suave, além de agir como um agente espessante na receita.

Os azeites podem ser usados em doces e sorvetes, e de modo geral, o azeite com acidez 0,2 funciona melhor para sobremesas por possuir um aroma mais suave e ser menos amargo. O azeite com acidez 0,3 harmoniza bem com chocolates amargos, com 70% de cacau ou mais. Já o de acidez 0,4 forma um ótimo par com pistache, enquanto o de acidez 0,5 combina bem com frutas cítricas.

Como fazer o gelato em casa

Para quem ficou com água na boca e vontade de experimentar a mistura de azeite e sorvete, a chef Amanda Hesser adaptou para o site Food 52 uma receita do livro Ice Creams, Sorbets & Gelati, escrito por Robin e Caroline Weir, que são especialistas em sorvete. A receita é facílima e leva poucos ingredientes. Confira!

Gelato de azeite de oliva

Serve de 2 a 4 pessoas

Ingredientes

  • 3/4 de xícara de açúcar

  • 1/4 de xícara + 2 colheres de sopa de água

  • 3/4 de xícara de leite integral

  • Uma pitada de sal

  • 4 gemas de ovo

  • 1/4 de xícara + 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Clique no banner abaixo e confira os todos os azeites da Verde Louro:

compre azeite Verde Louro online

Modo de fazer:

Em uma panela média, junte o açúcar, a água, o leite e o sal até formarem bolhas na parede da panela. Em um outro recipiente, bata as gemas até elas ficarem espumosas. Continue batendo enquanto acrescenta os líquidos em um fio fino, depois retorne a mistura para a panela. Mexa em fogo médio até o creme fique espesso ou alcance 185 ºC.

Atenção para as gemas não cozinharem! Despeje o creme em uma tigela e coloque banho de água gelada. Mexa até que a mistura esteja fria. Transfira para um recipiente com tampa e refrigere durante a noite.

Acrescente 1/4 de xícara de azeite ao creme enquanto bate com o fouet — a mistura deve engrossar e ficar lisa. Experimente para decidir se é preciso adicionar as duas colheres a mais de azeite — o sabor do azeite vai ficar mais forte à medida que o sorvete envelhece. Se tiver uma máquina de sorvete, coloque a mistura nela. Se não tiver, guarde o creme no freezer até congelar.

E aí, curtiu essa combinação de azeite e sorvete e a receita que listamos neste post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas como essa!




Por
30/11/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!