Azeite de oliva extra virgem X óleo de coco, qual a melhor opção para a saúde?


Azeite de oliva extra virgem X óleo de coco, qual a melhor opção para a saúde?

Que o azeite de oliva extra virgem é mais saudável que os azeites refinados como os de soja, canola e outros, você já sabe. Mas muito se fala sobre os benefícios do óleo de coco na hora de cozinhar.  

Em comparação ao azeite de oliva extra virgem, a mesma quantidade de óleo de coco tem em média 6 vezes mais gordura saturada, cerca de 13g, que é o mesmo que o limite diário de gordura saturada recomendada diariamente. Como já falamos anteriormente, a ingestão excessiva de gordura saturada aumenta o colesterol LDL, considerado ruim e responsável pelo aumento de doenças cardiovasculares.

O azeite de oliva extra virgem é um importante alimento, muito usado pelos adeptos da dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo pelo equilíbrio e consumo de alimentos frescos. O azeite é objeto de estudo de muitos cientistas que desvendaram diversos aspectos desse alimento rico em vitaminas e importante aliado para a saúde do coração.

O azeite de oliva extra virgem tem excelentes níveis de gordura monoinsaturada, uma opção melhor para fritar e preparar os alimentos, em comparação a gorduras trans e saturadas. 

Alguns estudos associam o ácido graxo presente no óleo de coco, o ácido láurico, a níveis elevados de HDL, o colesterol "bom", mas apesar disso, ele acaba gerando um efeito inverso e aumentando a produção de LDL. Os defensores desse tipo de óleo vegetal dizem que ele é rico em fitoquímicos, com propriedades antioxidantes. Embora seja verdade que o óleo de coco extravirgem, possui componentes benéficos, a maioria dos produtos vendidos no mercado é refinada, ou seja, fornece apenas parte desses antioxidantes.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!