Artigos por Verde Louro

Se você está acostumado a usar azeite apenas na finalização de saladas ou em pratos tradicionais como a bacalhoada, vai ficar surpreso com a forma como esse ingrediente pode transformar suas experiências gastronômicas.

Herança da cultura mediterrânea, na qual é carinhosamente apelidado de “ouro líquido”, o azeite muda de acordo com as espécies de azeitona, lugar de produção, fase de colheita e condições ambientais, já que todos esses fatores influenciam em seu perfume e sabor.

Quer saber como fazer uma harmonização de azeites impecável para seus convidados? Confira nossas dicas!

Continuar lendo

Como a parte 1 deste artigo foi muito bem recebida, elaboramos a continuação daquela lista abrangendo mais alguns tipos de azeitona, contando um pouco de suas principais características e, consequentemente, as características dos azeites produzidos a partir delas.

Se você perdeu a parte 1, confira ela aqui e assim que estiver pronto, prossiga a leitura deste artigo!

Continuar lendo

O azeite é ingrediente indispensável nas mais variadas cozinhas, tanto no Brasil como no resto do mundo. Ele torna vários pratos mais saborosos e de uma forma mais saudável. Só que existe um detalhe que muitas vezes passa despercebido pelos usuários: as propriedades do azeite, se não condicionado em um ambiente adequado, podem se perder facilmente.

Por isso a importância de compreender alguns dos cuidados mais simples, principalmente se você mesmo produz o seu azeite ou adquire de outras fontes além do supermercado. Para ficar bem informado, vamos te mostrar tudo o que é necessário para conservar bem o azeite

Continuar lendo

Uma das iguarias mais antigas do mundo, o azeite de oliva é hoje utilizado de várias formas na culinária brasileira, atendendo desde a mais alta gastronomia até a cozinha tradicional de dia a dia.

E a grande versatilidade de azeites é devida, em especial, à enorme variedade de tipos de azeitona que podem ser utilizadas para a produção dessa iguaria. Então, que tal conhecer algumas delas?

Continuar lendo

Um azeite de oliva de alta qualidade pode fazer toda a diferença no sabor de uma refeição, ou até ser a atração principal em uma sessão de degustação original e saborosa. Porém, ao adquirir esse produto, é fundamental considerar as embalagens do azeite de oliva e saber como conservá-lo adequadamente, para que conserve pelo maior tempo possível suas propriedades sensoriais e nutricionais.

Ter em casa algumas variedades de azeites finos é um excelente investimento para a sua saúde e para o seu paladar. Veja neste post quais as melhores embalagens para o azeite e aprenda dicas importantes de conservação.

Continuar lendo

A harmonização na gastronomia é importante, pois permite que dois ou mais ingredientes possam se integrar de maneira a agregar maior prazer na degustação. Assim como vinhos, os azeites possuem aromas diferenciados e demandam, portanto, combinações especiais conforme o prato em questão.

Conheça a seguir um pouco mais sobre a harmonização de pratos com azeites e faça da sua cozinha um ambiente ainda mais saboroso!

Continuar lendo

Os benefícios do azeite de oliva vão muito além do sabor inigualável e do aroma único. O óleo, extraído das azeitonas, possui propriedades benéficas à saúde, principalmente em sua melhor versão: o azeite de oliva extravirgem.

Quer um incentivo para incluí-lo na sua rotina alimentar? Preparamos uma lista com os principais benefícios do consumo de azeite de oliva. Confira!

Continuar lendo

Com seu lugar garantido no coração e na mesa de muitos lares brasileiros, o azeite de oliva é o queridinho do paladar de muitas pessoas que apostam nessa iguaria para temperar e cozinhar os mais diversos pratos.

Além disso, o azeite ganha cada vez mais espaço na mesa por causa dos benefícios que traz para a saúde, por ser fonte de gordura boa para o nosso organismo, ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim e ter compostos antioxidantes.

Tanto seu caráter saudável quanto sua facilidade de adaptação a vários preparos já são características conhecidas dessa iguaria, e engana-se quem pensa que azeite para ser bom deve ser importado. O Brasil já é um excelente produtor, porém, poucas pessoas sabem as diferenças entre a versão tupiniquim e o importado, tão famoso e consumido pelo país.

Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, vamos explicar a diferença entre esses dois azeites. Confira!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!