Arte e minúcia: entenda mais sobre a produção do azeite


Arte e minúcia: entenda mais sobre a produção do azeite

O azeite é um dos alimentos mais antigos do mundo. Presente na nossa dieta há pelo menos oito mil anos, ele é produzido a partir das azeitonas, que são os frutos da oliveira.

Mas você já se perguntou como o azeite é produzido e quantas azeitonas produzem um litro de azeite? No post de hoje, falaremos sobre essa e outras curiosidades!

O que é a oliveira?

A oliveira é uma árvore nativa da Ásia Menor, da região da Palestina, tradicionalmente cultivada ao longo de toda a costa do mar Mediterrâneo desde tempos antigos.

Essa árvore tem o desenvolvimento lento, demorando entre 5 a 10 anos para começar a dar frutos. Contudo, é somente entre os 35 e os 100 anos que ela atinge sua produtividade plena.

Como o azeite é produzido?

Chegada a época, as azeitonas são colhidas manualmente ou com o uso de máquinas, que balançam as oliveiras e derrubam os frutos em lonas previamente colocadas embaixo das árvores.

O processamento da azeitona deve ser feito em até 24 horas após sua colheita, pois isso evita a fermentação do fruto o desequilíbrio dos parâmetros químicos e sensoriais do produto final. Depois de colhidas, as azeitonas são lavadas e moídas com caroço, formando uma massa pastosa.

A extração do azeite a partir dessa massa pode ser feita de duas maneiras. O primeiro e mais antigo método consiste na prensagem da mistura até extrair todo o líquido. Com o tempo, o azeite se separa da água.

Dica: 10 mitos sobre azeite que você precisa parar de acreditar

O segundo método é a centrifugação. Nesse processo, pode ser adicionado até um litro de água. Essa mistura passa, então, por uma centrífuga horizontal que separa o líquido do sólido. Depois, a parte líquida passa por uma centrífuga vertical que separa o azeite da água. Durante todo o processo de produção de um azeite de qualidade, a temperatura não deve passar dos 28ºC.

Após a produção, o azeite é armazenado antes de ser comercializado. Ele deve ficar em recipientes inertes, que não transfiram odor ou aroma ao produto. Tais reservatórios podem ser feitos de materiais como azulejo vitrificado, aço inoxidável, poliéster, entre outros.

A temperatura do armazém deve ficar entre 15ºC e 18ºC, e deve haver pouca luminosidade. Desse modo, o azeite se conserva nas condições ideais por mais tempo.

Quantas azeitonas produzem um litro de azeite?

São necessárias, no mínimo, 5.200 a 8.000 azeitonas para se produzir um litro de azeite ou cerca de 5 kg do fruto. Para azeites extraídos na colheita precoce como o Verde Louro, são necessários até 14 kg de azeitona para 1 litro de azeite. Cada oliveira produz entre 15 kg e 50 kg a cada safra.

Clique no banner e confira os azeites de oliva extra virgem Verde Louro!

Compre o azeite Verde Louro online

Como você conferiu neste post, o processo de produção do azeite é minucioso. São necessárias muitas azeitonas para se obter esse precioso líquido, tão usado e apreciado na gastronomia mundial.

Cada garrafa de azeite traz consigo milhares de azeitonas e milhares de anos de história, então valorize o azeite! Confira em nosso blog algumas dicas de harmonização e veja os benefícios que o azeite pode proporcionar à sua saúde.

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo do azeite, não deixe de assinar a nossa newsletter!




Por
01/11/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!