Aprenda a fazer um delicioso bacalhau!


Aprenda a fazer um delicioso bacalhau!

Quando pensamos em Portugal, uma das primeiras imagens que aparecem em nossa mente é a do bacalhau. Afinal, esse produto e suas receitas fazem sucesso aqui no Brasil há muito tempo!

Entre essas receitas, uma das preferidas dos brasileiros é a bacalhoada portuguesa, tradicional na Semana Santa, no fim de ano e em dias festivos em geral. O bacalhau sem dúvidas faz muito sucesso no país.

No post de hoje, saiba um pouco mais sobre a história desse peixe e aprenda a fazer uma receita deliciosa!

O bacalhau

Existem vestígios de que o bacalhau seco, parecido com o que conhecemos hoje, existe há mais de mil anos. Foram os noruegueses os primeiros a processar o peixe Gadus morhua, que era farto naquela região.

A diferença é que eles não usavam sal nesse processo: apenas secavam o peixe ao ar livre até que perdesse cerca de um quinto de seu peso. Tal prática era ideal para que ele enfrentasse as longas viagens oceânicas que aquele povo fazia.

Foram os bascos, povo que habitava regiões da Espanha e França, que começaram a utilizar o sal no processo, e rapidamente começaram a fazer o comércio desse tipo de peixe.

Pela proximidade, logo ele chegou a Portugal, que em pouco tempo também já estava produzindo o bacalhau, ingrediente que se tornaria um dos pilares da culinária daquele país.

Por ser menos gorduroso e com alto teor de proteínas, esse processo de salga permite que o bacalhau fique conservado durante meses, diferentemente de outros peixes. Isso foi fundamental nas expedições dos portugueses, que precisavam de alimentos que resistissem às longas jornadas no oceano.

Lombo de Bacalhau Confit no Purê De Mandioca e Tomatinho Assado

Confira agora nossa receita:

INGREDIENTES

  • 1 kg de mandioca descascada
  • 1 kg de bacalhau dessalgado
  • 2 bandejas de tomate cereja
  • 3 cabeças de alho
  • 1 maço de tomilho fresco
  • 600 ml de azeite de oliva extra virgem Verde Louro Koroneiki
  • 2 folhas de louro
  • grãos de pimenta a gosto
  • Noz Moscada
  • Sal grosso

Clique no banner abaixo e adquira o seu azeite de oliva extra virgem Verde Louro!

Azeite de oliva extra virgem Verde Louro

MODO DE FAZER

  1. Em uma assadeira, disponha os tomates, o alho amassado e o tomilho. Regue generosamente com azeite extra virgem Verde Louro, salpique de sal grosso e leve ao forno a 110 C por 30 minutos.
  2. Para o purê de mandioca, cozinhe as mandiocas até que amoleçam bem. Bata no liquidificador.
  3. Leve o purê ao fogo, acrescente um fio de azeite de oliva extra virgem Verde Louro, tempere com noz moscada e corrija o sal.
  4. Tire os tomates do forno e retire parte do azeite e reserve os tomates na assadeira.
  5. Em uma panela proporcional à quantidade de bacalhau, disponha os lombos e regue- os com o azeite utilizado para assar os tomates, acrescentando mais até que os lombos estejam cobertos. Acrescente os grãos de pimenta, as folhas de louro e cozinhe em fogo mínimo, não deixando ferver o azeite, controlando a temperatura constantemente, cerca de 60 minutos.
  6. Corte os lombos preservando-os, retirando a pele e as espinhas.
  7. Em um prato, coloque o purê, os pedaços de lombo de bacalhau sobre ele e os tomates e alhos assados sobre o bacalhau. Sirva imediatamente e acrescente algumas pitadas de flor de sal, se necessário.

Gostou da nossa receita? Conhece outras dicas para preparar um bom bacalhau? Deixe um comentário aqui no post e compartilhe com nossos leitores e para mais receitas deliciosas como esta, assine nossa newsletter, curta nossa página no Facebook!




Por
13/04/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!