Aprenda a conservar ervas corretamente com azeite


Aprenda a conservar ervas corretamente com azeite

Não é segredo que as ervas são aliadas de boas receitas: o sabor e aroma desses ingredientes é indispensável para dar aquele toque especial aos pratos! Porém, nem todos têm a possibilidade de contar com uma horta no dia a dia, especialmente quem mora nos centros urbanos. Então, como garantir o frescor das ervas na cozinha?

Uma excelente solução para esse problema é utilizar o azeite de oliva extra virgem. Mais do que um parceiro de sabor, ele também é um excelente conservante. Com a ajuda dessa iguaria saborosa, é possível fazer pequenos estoques de ervas congeladas sem perder o frescor.

Veja como conservar ervas com azeite de oliva extra virgem, quais são os benefícios desse método e os cuidados necessários:

Como preparar as ervas

Antes de pensar na conservação, lembre-se de um fator bem importante: a higienização. Independentemente de as ervas terem vindo da horta, da feira ou do supermercado, a limpeza não deve ser ignorada.

Isso, porque os produtos não podem ser, de forma alguma, congelados com resíduos de qualquer tipo, como terra ou restos de insetos. Feito isso, outro ponto crucial é secar bem as ervas, já que a presença de água nas folhas atrapalhará o processo e poderá alterar o sabor final.

Dica: Descubra os principais benefícios da folha de oliveira para sua saúde

Siga o passo a passo

Depois desse pré-preparo, o restante do passo a passo é bem simples. Para congelar as ervas, você vai precisar de forminhas de gelo. Veja como:

  • pique bem as ervas ou separe as folhas com as mãos;

  • preencha 2/3 de cada forma de cubo de gelo com as ervas;

  • complete os espaços restantes com azeite de oliva até a borda;

  • cubra tudo com papel pvc e leve ao congelador;

  • retire os cubos de tempero das formas depois de congelados e transfira-os para um saco plástico (de preferência, com fecho hermético);

  • conserve as ervas congeladas no saquinho por até três meses.  

Com esse processo feito, você poderá usar os seus próprios temperos em diversas harmonizações.

Conheça os azeites extra virgem Verde Louro clicando no banner abaixo!

Compre o azeite Verde Louro online

Como escolher os ingredientes

Outro procedimento deve ser feito com atenção no início do processo é a escolha das ervas. Hortelã e manjericão, por exemplo — famosas por aromatizar de saladas a sobremesas —, podem ser congeladas, mas por serem ervas que exigem ainda mais frescor, não são as mais indicadas para congelamento. Da mesma forma para salsa, cebolinha e coentro, muito usadas no cotidiano e que,
embora também sejam delicadas, podem ser conservadas da mesma maneira.

Já ervas como tomilho, alecrim e sálvia, que combinam com o preparo de risotos e assados, abraçam bem o processo de congelamento, já que suas folhas são mais grossas e resistentes.

Também é importante dar atenção ao azeite de oliva extra virgem escolhido. Use produtos de qualidade e boa procedência. Assim, você garantirá um ótimo sabor e também um congelamento mais saudável.

Os benefícios de conservar ervas com azeite

Fácil adaptação

Na hora de cozinhar, uma das grandes vantagens de congelar as ervas embebidas no azeite de oliva extra virgem é poder separá-las em pequenas porções.

Por exemplo, você pode preencher 2/3 de uma forma com uma erva como o tomilho, mas somente 1/4 de outra forma com alecrim, caso queira usar um pouco menos da erva em suas receitas. Ou seja, apesar da nossa sugestão de medida, você pode variar as porções e congelar a quantidade de ervas que julgar necessária.

Dica: Panqueca de Azeite e Cacau: aprenda a fazer essa deliciosa e saudável receita

Praticidade

Outro benefício bem interessante é a disponibilidade. Como já comentamos na introdução deste artigo, manter ervas congeladas é a garantia de que nunca faltarão os seus ingredientes preferidos para finalizar os preparos. Imagine só dar aquele toque em um macarrão ao alho com um cubinho de azeite aromatizado com ervas? Ou sobre um medalhão de filé mignon?

Saúde e sabor

Por fim, conservar ervas com azeite de oliva extra virgem é uma forma de combinar sabor e saúde. O azeite de oliva extra virgem é conhecido pela sua composição de ácidos graxos saudáveis e pelo potencial antioxidante.

Desse modo, ao manter as ervas congeladas nesse líquido, você potencializa as boas características das folhas e garante a clássica combinação de ervas e azeite de oliva extra virgem no seu dia a dia.

Conheça os azeites extra virgem Verde Louro clicando no banner abaixo!

Compre o azeite Verde Louro online

Gostou das nossas dicas sobre como conservar ervas com azeite de oliva extra virgem? Quer estar sempre por dentro dos nossos artigos sobre azeites de oliva extra virgem, gastronomia e muito mais? Assine a nossa newsletter e receba sempre o nosso conteúdo exclusivo!




Por
17/08/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!