Análise dos azeites de oliva extra virgem, saiba como funciona e quais são os parâmetros internacionais.


Análise dos azeites de oliva extra virgem, saiba como funciona e quais são os parâmetros internacionais.

O azeite de oliva extra virgem é, infelizmente, um dos alimentos com a maior taxa de adulteração do mercado. Isso porque empresas que não são sérias adulteram azeites extra virgens com misturas de outros tipos de óleos como canola ou óleo de soja ou outras misturas. As avaliações seguem regras internacionais, classificando a qualidade, identificando fraudes, e dando assim mais segurança para os consumidores.

 

O Conselho Oleícola Internacional - COI, estabelece dois tipos de análise dos azeites: análise química dos componentes onde são verificados os elementos que compõem o azeite e a análise sensorial que determina se os sabores e aromas estão dentro do esperado para as classificações de virgem, extra virgem ou ainda em caso de não apresentar os sabores característicos, pode ser classificado como azeite refinado. Esta classificação em conjunto determina a qualidade do azeite e é realizada por especialistas do ramo. 

 

O azeite extra virgem é o melhor dos azeites tanto em sua composição química que através dos polifenóis e demais componentes nutricionais o torna um produto extremamente saudável, quanto pelo seu sabor e aroma, que compõem os melhores pratos na gastronomia. Outras características como a embalagem também são responsáveis por garantir a conservação do azeite, como vidro escuro, por exemplo. A Verde Louro foi além e buscou conhecimento através das práticas de qualidade exigidas nos países da Europa, modificando em 2019 a embalagem para um fecho exclusivo no brasil que evita fraudes. O novo formato do bico dosador impede que as garrafas sejam violadas depois de lacradas, evitando inclusive, que estabelecimentos comerciais e outros façam reuso da garrafa de azeite. A nova embalagem recebeu na Safra 2019 reconhecimento internacional e nacional, destacando-se em prêmios da Argentina e do Brasil. Buscando sempre as melhores práticas, a Verde Louro trabalha diariamente para garantir a qualidade dos nossos produtos com orgulho às tradições, mas especialmente ao árduo trabalho de uma cultura que ainda é relativamente recente no Brasil.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!