A qualidade do azeite extra virgem e os parâmetros que a caracterizam


A qualidade do azeite extra virgem e os parâmetros que a caracterizam

Nos últimos 4 anos, após a implementação da Instrução Normativa do MAPA para regularização do comércio de azeites de oliva, as fiscalizações por parte de órgãos públicos e organizações de defesa do consumidor se tornaram recorrentes e, desde então, temos observado que mais da metade dos azeites comercializados no Brasil não estão dentro da conformidade da Lei, tanto na rotulagem, como na categorização do produto.

Alimento funcional de grande importância, os novos azeites extra virgens, elaborados com tecnologia e boas práticas de cultivo e extração, apresentam um conteúdo nutricional que vem sendo alardeado aos quatro cantos do mundo, por sua concentração de compostos antioxidantes única e consequentes benefícios à saúde humana.

O desenvolvimento de pesquisas e de novos processos de elaboração nos permitem, nos dias atuais, experimentar um alimento com diversidade sensorial nunca antes experimentada nos 8.000 anos em que extraímos o sagrado sumo da azeitona.  É uma experiência fascinante dar-se a conhecer as características desse novo produto!

Dica: Arte e minúcia: entenda mais sobre a produção do azeite

O Brasil, país caçula no cenário produtivo do azeite, extraiu no ano de 2017 aproximadamente 100 toneladas em cerca de 74 municípios entre os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.  Muito em breve, os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro contribuirão para o aumento desse número e podemos afirmar sem medo, que o crescimento da produção nacional será exponencial.

Sumo natural da azeitona, o principal atributo da qualidade do azeite extra virgem que temos que encontrar é o seu frescor.  Sua saudabilidade está relacionada às notas sensoriais herbáceas e frutais que podemos reconhecer em maior ou menor intensidade.

A  Verde Louro desde sua primeira safra em 2016 extraiu azeites extra virgens, cuja complexidade aromática e gustativa traduz muito bem o território gaúcho onde seus olivais são cultivados, a cuidadosa escolha de variedades e o tempo certo da colheita. Variáveis imprescindíveis para quem determina produzir qualidade.


Clique em cada produto e confira mais detalhes!

Arbequina, Arbosana, Koroneiki e Blend Edição Limitada, nas distintas nuances, a tradução perfeita do labor humano somado à sabedoria da natureza, virtudes únicas em um alimento único.




Por
16/11/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!