7 superalimentos que você precisa adotar em sua dieta


7 superalimentos que você precisa adotar em sua dieta

Eles prometem reduzir o risco de doenças, melhorar a memória e ainda fortalecer o sistema imunológico. Aliás, esses são apenas alguns benefícios dos chamados superalimentos.

Conhecidos no mundo saudável, os superalimentos têm esse nome devido ao seu poder altamente nutritivo. O termo refere-se às comidas que, além de vitaminas e minerais, oferecem ao organismo os chamados bioativos — compostos que trazem inúmeros benefícios à saúde.

Se você quer conhecer quem são esses aliados poderosos da dieta saudável, este post é para você! Listamos 5 alimentos para inserir no cardápio agora mesmo:

1. Chia

A chia é uma poderosa sementinha que concentra nutrientes como o ômega 3, cálcio, fósforo, fibras, manganês e proteína. Com ação antioxidante e anti-inflamatória, ela é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, regular o colesterol e controlar a diabetes.

Além disso, quando misturada em líquidos, a chia se transforma em um gel hidratante que lubrifica o intestino.

2. Azeite extra virgem de oliva

O azeite de oliva extra virgem está presente na mesa da maioria dos brasileiros. No entanto, muitos desconhecem os seus benefícios. Assim como a chia, ele tem ação antioxidante e anti-inflamatória e é capaz de prevenir doenças, como a diabetes e osteoporose.

O azeite também auxilia na absorção de vitaminas e contribui para a manutenção de um bom colesterol, além de favorecer a saúde cardiovascular e combater o mal de Alzheimer.

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3. Inhame

Fonte de proteínas, potássio, fósforo, fibras e carboidratos, o inhame é um importante aliado na prevenção de doenças como a osteoporose, artrite e cálculos renais. Também ajuda a manter a memória em perfeito funcionamento devido à grande quantidade de vitamina B presente no alimento.

4. Brócolis

Rico em vitaminas A, C e K, fibras, ácido fólico, cálcio, ferro e potássio, o brócolis tem inúmeros benefícios.

Com capacidade antioxidante, o vegetal ajuda a regular os níveis de açúcares no sangue, previne o câncer, melhora o sistema digestivo, reduz o colesterol, evita reações alérgicas e ainda estimula o sistema imunológico.

5. Cacau

Apesar de ser calórico, o cacau é um rico antioxidante que tem a função de estimular e proteger o sistema nervoso. Além disso, ele é considerado um inibidor natural de apetite e contém substâncias que proporcionam bem-estar.

Mas atenção: não estamos falando dos chocolates vendidos em supermercados. O cacau deve estar puro e cru.

Dica: Azeite e medicina: 5 benefícios que você não imaginava

6. Goji berry

A goji berry é uma fruta de origem chinesa que tem ganhado os corações brasileiros. Rica em vitaminas B e C, aminoácidos e minerais, a goji berry tem ação antioxidante e possui inúmeros benefícios.

Entre eles estão a melhora da visão e do sistema imunológico e a prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares. Além disso, a fruta ajuda a emagrecer e tem ação anticancerígena.

7. Pitanga

Outra fruta que é considerada um superalimento é a pitanga. Cheia de cálcio, fósforo e ferro, é uma importante aliada para a prevenção de doenças nos ossos, como a osteoporose.

Além disso, ela é rica em licopeno, substância que atua na prevenção de diversos tipos de cânceres, como o de próstata e o de pulmão.

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