
Eles prometem reduzir o risco de doenças, melhorar a memória e ainda fortalecer o sistema imunológico. Aliás, esses são apenas alguns benefícios dos chamados superalimentos.
Conhecidos no mundo saudável, os superalimentos têm esse nome devido ao seu poder altamente nutritivo. O termo refere-se às comidas que, além de vitaminas e minerais, oferecem ao organismo os chamados bioativos — compostos que trazem inúmeros benefícios à saúde.
Se você quer conhecer quem são esses aliados poderosos da dieta saudável, este post é para você! Listamos 5 alimentos para inserir no cardápio agora mesmo:
1. Chia
A chia é uma poderosa sementinha que concentra nutrientes como o ômega 3, cálcio, fósforo, fibras, manganês e proteína. Com ação antioxidante e anti-inflamatória, ela é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, regular o colesterol e controlar a diabetes.
Além disso, quando misturada em líquidos, a chia se transforma em um gel hidratante que lubrifica o intestino.
2. Azeite extra virgem de oliva
O azeite de oliva extra virgem está presente na mesa da maioria dos brasileiros. No entanto, muitos desconhecem os seus benefícios. Assim como a chia, ele tem ação antioxidante e anti-inflamatória e é capaz de prevenir doenças, como a diabetes e osteoporose.
O azeite também auxilia na absorção de vitaminas e contribui para a manutenção de um bom colesterol, além de favorecer a saúde cardiovascular e combater o mal de Alzheimer.
Clique no banner e confira nossos azeites de oliva extra virgem!
3. Inhame
Fonte de proteínas, potássio, fósforo, fibras e carboidratos, o inhame é um importante aliado na prevenção de doenças como a osteoporose, artrite e cálculos renais. Também ajuda a manter a memória em perfeito funcionamento devido à grande quantidade de vitamina B presente no alimento.
4. Brócolis
Rico em vitaminas A, C e K, fibras, ácido fólico, cálcio, ferro e potássio, o brócolis tem inúmeros benefícios.
Com capacidade antioxidante, o vegetal ajuda a regular os níveis de açúcares no sangue, previne o câncer, melhora o sistema digestivo, reduz o colesterol, evita reações alérgicas e ainda estimula o sistema imunológico.
5. Cacau
Apesar de ser calórico, o cacau é um rico antioxidante que tem a função de estimular e proteger o sistema nervoso. Além disso, ele é considerado um inibidor natural de apetite e contém substâncias que proporcionam bem-estar.
Mas atenção: não estamos falando dos chocolates vendidos em supermercados. O cacau deve estar puro e cru.
Dica: Azeite e medicina: 5 benefícios que você não imaginava
6. Goji berry
A goji berry é uma fruta de origem chinesa que tem ganhado os corações brasileiros. Rica em vitaminas B e C, aminoácidos e minerais, a goji berry tem ação antioxidante e possui inúmeros benefícios.
Entre eles estão a melhora da visão e do sistema imunológico e a prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares. Além disso, a fruta ajuda a emagrecer e tem ação anticancerígena.
7. Pitanga
Outra fruta que é considerada um superalimento é a pitanga. Cheia de cálcio, fósforo e ferro, é uma importante aliada para a prevenção de doenças nos ossos, como a osteoporose.
Além disso, ela é rica em licopeno, substância que atua na prevenção de diversos tipos de cânceres, como o de próstata e o de pulmão.
Agora que você já conhece o poder dos superalimentos, assine a nossa newsletter e receba outras dicas para a manutenção de uma vida saudável!