5 dicas para quem é inexperiente na cozinha e quer surpreender os convidados


5 dicas para quem é inexperiente na cozinha e quer surpreender os convidados

Chamar os amigos e preparar aquela receita especial é o desejo de muitas pessoas. Mas, e se chega a sua vez de sediar o encontro com os amigos e você não faz ideia por onde deve começar? Por isso, hoje, além da receita, resolvemos trazer algumas dicas para quem gostaria muito de virar um chef em casa. Aprender a cozinhar exige paciência e dedicação, mas com certeza o resultado compensa, seja para impressionar os convidados ou para se alimentar melhor. Confira as dicas e não esqueça de nos contar o resultado depois!

Apesar de não precisar de muita coisa para preparar bons pratos, um pouco de conforto não faz mal a ninguém. E mesmo que você não queira gastar muito com utensílios para cozinha, alguns itens básicos são necessários. Além dos talheres, copos e pratos, itens como uma boa faca de carne, duas ou três colheres resistentes ao calor para mexer os pratos durante o cozimento, uma tábua para cortar carnes e vegetais, duas ou três panelas de tamanhos diferentes, uma frigideira grande, uma assadeira e uma peneira. Com itens básicos é possível fazer grandes receitas. Aí, se a sua ideia é ir melhorando os utensílios com o tempo, você pode pensar em itens mais sofisticados e eletrodomésticos que facilitam muito a vida na cozinha como processador e um liquidificador. Eles vão te ajudar na hora de fazer todos os processos.

Pode parecer besteira, mas organizar as compras não é uma tarefa fácil para quem não tem o costume de se virar sozinho. Já pensou, ir no mercado com uma lista enorme e ainda assim perceber que esqueceu um item fundamental enquanto está fazendo a receita? Para iniciar a lista é preciso verificar o que você tem em casa. Itens que não podem faltar na despensa para quase todas as receitas são: sal, açúcar, azeite de oliva extra virgem Verde Louro e alguns temperos.

Conforme os itens forem acabando, vá fazendo uma lista para não esquecer de nada. Pense naqueles itens que você costuma usar, ou em seus pratos preferidos para criar uma lista de itens indispensáveis. Conforme a sua organização, pensando em quantas refeições vai fazer em casa, se a sua lista é semanal ou mensal, pense na quantidade necessária para aquele período. Lembrando claro, que os alimentos perecíveis como frutas e legumes devem ser comprados com maior frequência por durarem menos tempo.

A lista básica de alimentos varia conforme o gosto de cada um, mas atente para alguns cuidados. Verificar o prazo de validade de todos os alimentos comprados e olhar os rótulos é muito importante, ainda mais se você for alérgico ou tiver optado por não consumir certas substâncias usadas em alimentos industrializados. Ao escolher frutas e legumes, fique atento a cor e textura. Se você vai usar os alimentos em seguida, não tem problema que eles estejam mais maduros, mas caso sua intenção seja consumi-los nos próximos dias dê preferência a alimentos mais "verdes". Evitar o desperdício é fundamental para uma boa experiência na cozinha.

Para quem não tem experiência na cozinha, nada como seguir o passo a passo de uma receita. Aqui em nosso blog você encontra um arsenal de receitas simples e sofisticadas de entradas, pratos principais e sobremesas com azeite de oliva extra virgem e outros ingredientes que sempre garantem sucesso com os convidados. Confira:

Receitas saudáveis

Vegetais assados com Verde Louro

Harmonizações perfeitas com Verde Louro

Uma regra básica da cozinha: se vai servir para alguém além de você mesmo, teste antes de convidar os amigos, afinal você não vai correr o risco de precisar pedir uma pizza, não é mesmo? Testar os pratos, ainda que a receita esteja detalhada, faz com que você consiga também dar o seu toque especial, afinal, nem sempre você vai amar todos os ingredientes. Testar temperos e quantidade dos alimentos é uma dica valiosa para quem deseja imprimir personalidade em seus pratos. Por isso, a dica mais importante que podemos dar é: pratique, prove e vá aperfeiçoando suas técnicas. A cozinha une as pessoas e não há nada mais gostoso que ver seus amigos saboreando algo feito por você.

 




Por
23/11/2018


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!