3 dicas para incrementar as festas de final de ano com azeite de oliva


3 dicas para incrementar as festas de final de ano com azeite de oliva

Preparar a ceia, reunir a família e os amigos é sem dúvida uma das grandes alegrias proporcionadas pelas festas de final de ano. À mesa, os pratos costumam ser bastante tradicionais como peru, farofa, salpicão e tender, entre outras receitas. Mas o que já é bom pode ficar ainda melhor com os azeites de oliva extra virgem da Verde Louro. Selecionamos três dicas especiais para incrementar suas comemorações. Confira:

Deixe sua carne mais macia

Para deixar suas carnes mais macias e realçar o seu sabor, regue ou salteie a peça com azeite de oliva extra virgem. Além disso, borrifar azeite de oliva para revestir as formas é a melhor opção no momento de assar as carnes de natal, evitando assim que o assado grude e garantindo um aroma peculiar ao prato.

Surpreenda na sobremesa

Na Europa, o azeite de oliva extra virgem é muito utilizado no preparo de bolos e sobremesas. Esse pode ser o toque final para encerrar o cardápio da sua celebração. Para quem nunca usou o ingrediente em doces, o melhor é começar por algo simples, como caldas e coberturas de bolo.

Harmonize alimentos e bebidas

Harmonizar azeites de oliva extra virgem com alimentos e bebidas se tornou uma prática comum entre os amantes da gastronomia. O importante é levar em consideração a similaridade entre os produtos escolhidos, para que o azeite não seja mais forte que o sabor da comida ou bebida. Faça uma harmonização impecável com nossas dicas.

 

Além disso, separamos três receitas para você sofisticar no cardápio, seja da ceia de natal e ano novo, ou naquele almoço mais leve do outro dia.

 

Rolinhos de salmão com vegetais

Ingredientes:

1,2 kg de salmão

500 g de espinafre

1 xícara de tomate seco

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem Verde Louro Arbequina

1 colher (sopa) de alho seco em pó

1 colher (sopa) de orégano seco

200 g de ricota ou cottage

1/2 xícara de vinho branco

sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Deixe as folhas de espinafre limpas de molho em água quente por alguns minutos. Separadamente, deixe de molho também os tomates secos, mas em água fria, até amolecê-los totalmente. Escorra a água dos dois recipientes. Reserve as folhas e pique os tomates, temperando com azeite Verde Louro, alho seco e orégano. Corte o salmão longitudinalmente em lâminas médias. Tempere com sal e pimenta e cubra cada lâmina com algumas folhas de espinafre, uma colher de tomates picados e uma colher de ricota ou cottage. Enrole cada lâmina de salmão e prenda com palitos para que não desenrole. Coloque os rolinhos em uma travessa, regue com o vinho branco e leve ao forno por cerca de 10 minutos em temperatura média (180°C) ou até que o salmão esteja assado. Retire e sirva, quente ou frio.

 

Farofa de Maracujá

Ingredientes:

Polpa de 2 maracujás grandes

1 xícara (chá) de fubá

1 xícara (chá) de farinha de milho

½ xícara de damasco seco picado

1 cebola pequena picada

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem Verde Louro Arbosana

Sal a gosto

Modo de preparo: 

Refogue a cebola no azeite Verde Louro até dourar. Acrescente ao refogado a polpa de maracujá. Lentamente, vá adicionando o fubá e a farinha de milho. Por último, acrescente o damasco picado. Misture bem e acerte o sal. 

 

Mousse de Chocolate aveludado

Ingredientes:

170g de chocolate meio amargo

3 ovos

3/4 xícara de açúcar de confeiteiro (sem amido, de preferência)

1/4 xícara de café bem forte

2 colheres de sopa licor

3/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem Verde Louro Arbequina

Modo de preparo:

Derreter o chocolate em banho-maria. Deixa esfriar. Bater as gemas com o açúcar de confeiteiro em uma tigela até ficar bem clarinho e fofo. Acrescentar o café e o licor, bater de novo. Adicionar o chocolate derretido e o azeite Verde Louro, misturar bem. Em outra tigela bater as claras em neve com uma pitada de sal. Misturar delicadamente as claras no chocolate. Deixar na geladeira até firmar.

 

Se você gostou do nosso artigo, siga-nos no Instagram e no Facebook para ver publicações de vários outros assuntos como este!




Por
20/12/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!